Geografia do México - Relevo, Hidrografia, Clima e Características Gerais


O México (Estados Unidos Mexicanos) é um país localizado na América do Norte, sendo considerado por muitos estudiosos como a porta de entrada do mundo latino-americano, por conta da sua localização geográfica quanto a economia dos demais países localizados ao sul. Limita-se a norte com os Estados Unidos da América e a sul com a Guatemala e Belize, tendo uma extensão total de 1.972.547 km².

CARACTERÍSTICA GERAIS

Bandeira
Capital: Cidade do México
Área: 1.972.547 km²
Moeda: Peso Mexicano
População: 116.901.761 habitantes (2012)
Densidade Demográfica: 55hab./km²
PIB: US$ 1.041 Trilhão
Idioma: Espanhol

CLIMA

O clima do México é basicamente tropical, com exceção do norte do país que é dominado pelo clima árido. É possível encontrar uma grande diversidade de temperaturas no país, podendo ao mesmo tempo encontrar as baixas temperaturas montanhosas até o calor das praias do litoral.

RELEVO

O relevo mexicano é constituído de planícies costeiras próximas ao mar e montanhas na parte central do país. O ponto mais alto é o vulcão Orizaba, com aproximadamente 5.600m de altura, o terceiro maior da América do Norte.

HIDROGRAFIA

Toda a costa leste do país é banhada pelo Golfo do México. Dentre todos os seus rios, temos o destaque para o Rio Bravo, o mais longo e o Grijalva. Ao todo, os conjuntos hidrográficos são três, a Bacia do Atlântico, do Pacífico e as bacias sem saída para o mar, os Altiplanos.

Leia mais sobre o México clicando aqui.





Fernando Soares
Fernando Soares

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »