Geografia de Portugal - Relevo, Hidrografia, Clima, Vegetação e Características Gerais


Portugal é o país mais a oeste dentro da Europa, localizado na parte ocidental da Península Ibérica, junto a Espanha. Foram nossos colonizadores e introduziram aqui sua língua e religião.

Atualmente, os portugueses são membros da União Europeia e passam por uma crise econômica, assim como outros países do continente, sendo considerado por vezes a nação mais pobre da UE.

Durante a Idade Moderna, Portugal teve seu ápice quando começou a exploração marítima, onde foram exploradores de diversas colônias na América, África e até Ásia.

CARACTERÍSTICAS GERAIS


Bandeira
Capital: Lisboa
Área: 92 mil km²
Moeda: Euro
População: 10,5 milhões de habitantes (2011)
Densidade Demográfica: 115,3 hab./km²
PIB: US$ 247,03 Bilhões
Idioma: Português

CLIMA

Por sua pequena extensão territorial, Portugal não apresenta climas muito contrastantes. Basicamente, o clima é o mediterrânico, recebendo grande influência da altitude e proximidade do mar. Na parte norte, mais próximo da Galícia (Espanha), as temperaturas costumam ser mais frias e, ao seguir ao sul, aumentam gradualmente.


A influência do Atlântico ocorre mais ao norte, onde costumam ter uma maior pluviosidade. Entrando mais a fronteira com a Espanha, há aumento da amplitude térmica e menos chuva. As neves e temperaturas negativas ocorrem nas maiores elevações, como é o caso da Serra da Estrela. Em Lisboa os verões costumam ser bem quentes.

RELEVO

Portugal tem duas regiões com relevos distintos: o norte e o centro, com predominância de planaltos e serras, entre as que destacam-se Gerês e Peneda, e o sul, com regiões mais baixas, como planícies e planaltos suaves.

O ponto mais alto do país fica na Montanha do Pico, na ilha de Açores, com cerca de 2.350 metros.

HIDROGRAFIA

Por conta da localização quanto a Espanha, Portugal tem a maior parte dos seus rios nascidos no país vizinho, que seguem seus leitos até o Oceano Atlântico, com exceção ao Sado (nasce na Serra do Caldeirão) e Montego (nasce na Serra da Estrela). Os rios portugueses tem forte poder energético.

VEGETAÇÃO

Por conta do clima, Portugal é caracterizado dois diferentes tipos de vegetação. O primeiro é a atlântica, com influência do oceano, domina mais o norte do país, onde encontramos carvalhos, castanheiros, ulmeiros, entre outros. Com influência do mar mediterrâneo, o segundo elemento vegetativo fica localizado ao sul, onde destacam-se o sobreiro, pinheiros e azinheiras.





Fernando Soares
Fernando Soares

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »