Movimentos de rotação e translação da Terra


A rotação e a translação são dois tipos de movimentos celestes característicos do planeta Terra. Ambos são importantes pois reproduzem reflexos nas nossas vidas.

ROTAÇÃO

A rotação é o movimento que a Terra faz em seu próprio eixo, girando em torno de si mesma. Esta movimentação é responsável pelos dias e pelas noites, já que a posição em relação ao sol muda conforme a rotação.

Em outras palavras, quando parte do planeta está sendo iluminado pelo sol (dia), a outra parte está na escuridão (noite). Este ciclo dura aproximadamente 24 horas.

Movimento de Rotação
O eixo desloca-se de oeste para leste. Também devemos lembrar que, por conta da inclinação da Terra, nem todas as partes são iluminadas de forma igualitária.


TRANSLAÇÃO

O movimento de translação nada mais é que o movimento que a Terra faz em volta do sol, seguindo, assim como os outros planetas, sua órbita.

Tal movimento dura aproximadamente 365 dias e 6 horas, formando a contagem dos anos.

Movimento de Translação
Para simplificar esta contagem, o calendário atual usa a configuração de 365 dias, sendo que a cada quatro anos acrescenta-se um dia a esta contagem, o famoso 29 de fevereiro, são os anos bissextos.

Além dos anos, a translação também é responsável pelas estações do ano, aliado também a inclinação do eixo da Terra.





Fernando Soares
Fernando Soares

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »