24 de outubro de 2013

Resumo: Afinal, o que é aquecimento global e o que as mudanças climáticas influenciam na vida na Terra?

 

Nos últimos tempos nosso planeta está sofrendo um aumento gradual na temperatura média. Tal diferenciação na temperatura é o que chamamos de aquecimento global.

Quer ser o primeiro a receber nossas atualizações? Curta nossa página no Facebook. Muito obrigado 😀

Essa mudança sempre causou muitas polêmicas entre os estudiosos ambientais, porque um fato que sempre aconteceu na história do nosso planeta foram as mudanças climáticas. Porém a grande questão é como a ação humana está fazendo este processo ser mais rápido e brusco, acelerando o que seria uma causa natural.

Entre as testes que mais destacam-se, a constante emissão de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4) , lançados na atmosfera na queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo, muitas vezes liberados em escapamentos de veículos.

Além disso, o desmatamento também contribui, já que as árvores desempenham importante papel na regulagem de temperatura do globo.

EFEITO ESTUFA

O efeito estufa na verdade é o que mantém nosso planeta aquecido, sem ele estaríamos congelando. Mas por conta da ação humana, essa “proteção” que deixa o calor preso na atmosfera acabou passando de mocinho para vilão.

Em outra palavras, o efeito estufa funciona como uma verdadeira estufa de plantas, é ele que retém o calor que estaria sendo lançado para fora da atmosfera. Porém, com concentração de CO2 e outros gases, o calor retido em nossa atmosfera vem tornando-se maior, o que resulta de diversos problemas.

PROBLEMAS CAUSADOS PELO EFEITO ESTUFA

Com o potencial aumento na temperatura, o gelo que fica conglomerado nos polos do planeta entra em processo de fusão, principalmente no ártico.

Com isso, há também um aumento nos níveis de oceanos, desprendimento de calotas polares e também uma grande mudança no ciclo animal e vegetal não só nestas áreas, como por exemplo no caso da diminuição da população de pinguins e ursos polares, mas em todo mundo, pois há uma alteração de habitats dos seres vivos.

Além disso, a cor branca dos polos servem como “refletores” de irradiação, com essa camada menor, o calor tende a aumentar ainda mais.

CAMADA DE OZÔNIO E O CFC

O ozônio é um elemento tóxico para os seres vivos, porém, sua concentração em regiões mais altas é de suma importância para a conservação na vida na Terra. Ela funciona como uma barreira para os raios UV-A e UV-B, os famosos raios ultra-violetas. Sem ela, a quantidade de casos de câncer de pele seria potencialmente aumentada a até mesmo a capacidade de fotossíntese das plantas seria prejudicada.

Porém, um elemento chamado clorofluorcarbonetos (CFC) transformou-se no grande vilão desta camada. Tudo isso porque o cloro presente nesta junção reage com o ozônio das camadas mais elevadas da Terra, destruindo parte dela.

O grande problema é que algumas coisas indispensáveis no nosso dia-a-dia contém em sua fórmula o clorofluorcarboneto, como é o caso dos desodorantes.

Tais mudanças climáticas estão interferindo muito na vida terrestre, a possibilidade de extinção de alguns animais por conta de mudança dos biomas estão cada vez mais presentes, isso somado ao constante aumento dos oceanos e tantos outros problemas que são causados por causa do lançamento de gases de efeito estufa da atmosfera. Tudo isso gira em torno de um dos principais problemas da sociedade moderna: as mudanças climáticas.

Classificado como:

Deixe uma resposta