Resumo: Afinal, o que é aquecimento global e o que as mudanças climáticas influenciam na vida na Terra?

 

Nos últimos tempos nosso planeta está sofrendo um aumento gradual na temperatura média. Tal diferenciação na temperatura é o que chamamos de aquecimento global.

Essa mudança sempre causou muitas polêmicas entre os estudiosos ambientais, porque um fato que sempre aconteceu na história do nosso planeta foram as mudanças climáticas. Porém a grande questão é como a ação humana está fazendo este processo ser mais rápido e brusco, acelerando o que seria uma causa natural.

Entre as testes que mais destacam-se, a constante emissão de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4) , lançados na atmosfera na queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo, muitas vezes liberados em escapamentos de veículos.

Além disso, o desmatamento também contribui, já que as árvores desempenham importante papel na regulagem de temperatura do globo.

EFEITO ESTUFA

O efeito estufa na verdade é o que mantém nosso planeta aquecido, sem ele estaríamos congelando. Mas por conta da ação humana, essa “proteção” que deixa o calor preso na atmosfera acabou passando de mocinho para vilão.

Em outra palavras, o efeito estufa funciona como uma verdadeira estufa de plantas, é ele que retém o calor que estaria sendo lançado para fora da atmosfera. Porém, com concentração de CO2 e outros gases, o calor retido em nossa atmosfera vem tornando-se maior, o que resulta de diversos problemas.

PROBLEMAS CAUSADOS PELO EFEITO ESTUFA

Com o potencial aumento na temperatura, o gelo que fica conglomerado nos polos do planeta entra em processo de fusão, principalmente no ártico.

Com isso, há também um aumento nos níveis de oceanos, desprendimento de calotas polares e também uma grande mudança no ciclo animal e vegetal não só nestas áreas, como por exemplo no caso da diminuição da população de pinguins e ursos polares, mas em todo mundo, pois há uma alteração de habitats dos seres vivos.

Além disso, a cor branca dos polos servem como “refletores” de irradiação, com essa camada menor, o calor tende a aumentar ainda mais.

CAMADA DE OZÔNIO E O CFC

O ozônio é um elemento tóxico para os seres vivos, porém, sua concentração em regiões mais altas é de suma importância para a conservação na vida na Terra. Ela funciona como uma barreira para os raios UV-A e UV-B, os famosos raios ultra-violetas. Sem ela, a quantidade de casos de câncer de pele seria potencialmente aumentada a até mesmo a capacidade de fotossíntese das plantas seria prejudicada.

Porém, um elemento chamado clorofluorcarbonetos (CFC) transformou-se no grande vilão desta camada. Tudo isso porque o cloro presente nesta junção reage com o ozônio das camadas mais elevadas da Terra, destruindo parte dela.

O grande problema é que algumas coisas indispensáveis no nosso dia-a-dia contém em sua fórmula o clorofluorcarboneto, como é o caso dos desodorantes.

Tais mudanças climáticas estão interferindo muito na vida terrestre, a possibilidade de extinção de alguns animais por conta de mudança dos biomas estão cada vez mais presentes, isso somado ao constante aumento dos oceanos e tantos outros problemas que são causados por causa do lançamento de gases de efeito estufa da atmosfera. Tudo isso gira em torno de um dos principais problemas da sociedade moderna: as mudanças climáticas.

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.