Brisa Marítima e Terrestre


Nas regiões próximas ao mar, um fator importante que influencia no clima é a circulação de ar que ocorre entre o continente e o oceano.

Como já vimos, o ar sempre tende em seguir das áreas de alta pressão (áreas de anticiclone, mais frias) para as de baixa pressão (ciclone, mais quentes).

A terra, por questões químicas, tende a sempre aquecer-se mais rápido que a água, que por sua vez retém mais calor e resfria mais devagar.

Brisa Marítima
Sendo assim, durante o dia, a terra recebe calor do sol e se aquece mais rápido, ficando alguns graus mais alto que o mar. Seguindo por esta linha de pensamento, a parte continental acaba virando uma área de baixa pressão (recebe ventos) e o mar de alta pressão (dispersa ventos).


Logo, neste primeiro caso, temos a brisa marítima, pois durante o dia, a terra se aquece mais rapidamente e dispersa ventos para o continente.

Brisa Terrestre
Já durante a noite, o que ocorre é o inverso. Por reter calor por mais tempo, a água fica mais aquecida que a terra, sendo assim o oceano vira uma área de baixa pressão e o continente de alta pressão. Sendo assim, a terra é quem começa a dispersar ventos para o mar, criando a brisa terrestre.





Fernando Soares
Fernando Soares

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »