A importância da água em nossas vidas


Hoje, dia 22 de março, dia mundial da água, somos levados a um questionamento: o que temos feito com nossa água? Desperdício, uso não consciente, entre outras coisas tem levado este bem precioso a níveis de escassez alarmantes em vários lugares do mundo.

Estamos no Brasil, país riquíssimo de água potável, temos grandes rios, grandes mananciais subterrâneos de água potável. Por isso não ligamos, ignoramos a falta de água, afinal, dela temos muita. Mas até mesmo aqui, o racionamento aconteceu, reservatórios secaram e a população sentiu na pele o que é ter falta de água. Imaginamos agora uma família do sertão, que sofre com estiagens por longos períodos no ano, será que estes podem realmente não ligar, podem ignorar?


A água de fato nunca vai acabar, mas a própria para o consumo, esta sim, pode e vai acabar se nada for feito. Nossa sociedade cresce, mais lixo é empurrado nos leitos dos rios, mais água é retirada para a agricultura, mais esgoto é lançado ao mar, acabando com a vida marinha ou poluindo o solo em alguns casos.

Dia 22 de março é "mais que um dia para pensar, é um dia para fazer". Tentar mudar o ciclo vicioso em que a população atual vive. Devemos ter consciência que a água é importante demais para ser ignorada e que a nossa vida depende muito de sua manutenção e cuidado.





Fernando Soares
Fernando Soares

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »