30 de maio de 2014

Os oceanos

Conceitua-se oceano como grandes porções de água salgada que se acumularam em regiões mais baixas do relevo terrestre.
Durante o Pré-Cambriano, a Terra tinha uma superfície muito quente por conta dos derramamentos vulcânicos, o que lançava muito vapor de água na atmosfera, resultando em chuvas constantes durante um longo espaço de tempo, o suficiente para acumular água nas partes mais baixas do relevo da Terra, originando os oceanos.Foram nos mares que surgiu a vida, é uma grande fonte de oxigênio e são importantíssimas para diversas atividades econômicas nos dias atuais, além de ter sido crucial para a exploração e para o transporte durante a história.Podemos citar também os oceanos como grandes reguladores climáticos e também sua importância biológica, já que os mares têm um ecossistema numerosíssimo, com diversas espécies (algumas inexploradas) de peixes, algas, crustáceos, etc.

Quer ser o primeiro a receber nossas atualizações? Curta nossa página no Facebook. Muito obrigado 😀

OS CINCO OCEANOS DA TERRA

Cada porção de água apresenta características diferentes, como temperatura, salinidade, maré, etc. Levando isto em consideração, esta enorme massa de água foi “dividida” em cinco oceanos: Ártico, Antártico, Pacífico, Atlântico e Índico.

Oceano Glacial Ártico

Oceano Glacial Ártico – Localizado no extremo norte do planeta, o Oceano Glacial Ártico circunda as regiões nórdicas da Europa, Ásia e América. As águas costumam ser gélidas e concentradas dentro do Círculo Polar Ártico. É o menor oceano da Terra, com cerca de 13 milhões de km².

Oceano Glacial Antártico

Oceano Glacial Antártico – Localizado ao extremo sul do planeta, o Oceano Glacial Antártico também pode ser caracterizado como a junção das águas dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico próximo a Antártica. Fica localizado dentro do Círculo Polar Antártico.

Oceano Índico

Oceano Índico – Tendo formato de um trapézio, o Oceano Índico tem cerca de 75 milhões de km², indo da costa sul do continente asiático até sua junção com o Oceano Antártico ao sul. É lá que se localiza a região mais profunda da Terra, as Fossas Marianas.

Não tem grande importância econômica e suas águas sofrem influência ao norte das monções. Também é conhecido como Mar das Índias e banha toda a costa leste da África.

Oceano Pacífico
Oceano Pacífico – Com 175 milhões de km², o Oceano Pacífico é o maior dos oceanos, localizado entre América e Ásia, passando por uma imensidão sem grandes pedaços de terra. A importância do Oceano Pacífico têm crescido nos últimos anos, principalmente no eixo Ásia-Austrália.
O Pacífico liga-se ao Oceano Ártico pelo estreito de Bering e ao oceano Atlântico pelo canal do Panamá e Estreito de Magalhães. Algumas ilhas dispersas por este oceano são: Páscoa, Havaí, Taiti (Polinésia Francesa) e a Nova Zelândia.

Oceano Atlântico

Oceano Atlântico – É o oceano que banha toda parte leste do continente americano, costa oeste da África e também a Europa. Tem aproximadamente 90 milhões de quilômetros quadrados e pode ser considerado o oceano mais importante dos cinco.

Durante a Idade Moderna, nas Grandes Navegações, foi este oceano a principal rota desbravada pelos europeus como destino ao Novo Mundo. Hoje, por banhar os continentes mais ricos e industrializados do mundo, é importante rota de exportação/importação de produtos. Sua ligação com o Oceano Pacífico pelo Canal do Panamá facilita ainda mais a circum-navegação.

É comumente dividido em Atlântico Norte e Atlântico Sul. Esta divisão leva em conta meramente a localização geográfica.

Classificado como:

Deixe uma resposta