Os oceanos

Conceitua-se oceano como grandes porções de água salgada que se acumularam em regiões mais baixas do relevo terrestre.

Durante o Pré-Cambriano, a Terra tinha uma superfície muito quente por conta dos derramamentos vulcânicos, o que lançava muito vapor de água na atmosfera, resultando em chuvas constantes durante um longo espaço de tempo, o suficiente para acumular água nas partes mais baixas do relevo da Terra, originando os oceanos.

Foram nos mares que surgiu a vida, é uma grande fonte de oxigênio e são importantíssimas para diversas atividades econômicas nos dias atuais, além de ter sido crucial para a exploração e para o transporte durante a história.


Podemos citar também os oceanos como grandes reguladores climáticos e também sua importância biológica, já que os mares têm um ecossistema numerosíssimo, com diversas espécies (algumas inexploradas) de peixes, algas, crustáceos, etc.

OS CINCO OCEANOS DA TERRA

Cada porção de água apresenta características diferentes, como temperatura, salinidade, maré, etc. Levando isto em consideração, esta enorme massa de água foi "dividida" em cinco oceanos: Ártico, Antártico, Pacífico, Atlântico e Índico.

Oceano Glacial Ártico
Oceano Glacial Ártico - Localizado no extremo norte do planeta, o Oceano Glacial Ártico circunda as regiões nórdicas da Europa, Ásia e América. As águas costumam ser gélidas e concentradas dentro do Círculo Polar Ártico. É o menor oceano da Terra, com cerca de 13 milhões de km².
Oceano Glacial Antártico
Oceano Glacial Antártico - Localizado ao extremo sul do planeta, o Oceano Glacial Antártico também pode ser caracterizado como a junção das águas dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico próximo a Antártica. Fica localizado dentro do Círculo Polar Antártico.
Oceano Índico
Oceano Índico - Tendo formato de um trapézio, o Oceano Índico tem cerca de 75 milhões de km², indo da costa sul do continente asiático até sua junção com o Oceano Antártico ao sul. É lá que se localiza a região mais profunda da Terra, as Fossas Marianas.

Não tem grande importância econômica e suas águas sofrem influência ao norte das monções. Também é conhecido como Mar das Índias e banha toda a costa leste da África.
Oceano Pacífico
Oceano Pacífico - Com 175 milhões de km², o Oceano Pacífico é o maior dos oceanos, localizado entre América e Ásia, passando por uma imensidão sem grandes pedaços de terra. A importância do Oceano Pacífico têm crescido nos últimos anos, principalmente no eixo Ásia-Austrália.

O Pacífico liga-se ao Oceano Ártico pelo estreito de Bering e ao oceano Atlântico pelo canal do Panamá e Estreito de Magalhães. Algumas ilhas dispersas por este oceano são: Páscoa, Havaí, Taiti (Polinésia Francesa) e a Nova Zelândia.
Oceano Atlântico
Oceano Atlântico - É o oceano que banha toda parte leste do continente americano, costa oeste da África e também a Europa. Tem aproximadamente 90 milhões de quilômetros quadrados e pode ser considerado o oceano mais importante dos cinco.

Durante a Idade Moderna, nas Grandes Navegações, foi este oceano a principal rota desbravada pelos europeus como destino ao Novo Mundo. Hoje, por banhar os continentes mais ricos e industrializados do mundo, é importante rota de exportação/importação de produtos. Sua ligação com o Oceano Pacífico pelo Canal do Panamá facilita ainda mais a circum-navegação.

É comumente dividido em Atlântico Norte e Atlântico Sul. Esta divisão leva em conta meramente a localização geográfica.

Fernando Soares
Fernando Soares

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »