Região Centro-Oeste – Características gerais, Clima, Relevo, Vegetação e Hidrografia

A Região Centro-Oeste brasileira é a segunda maior em extensão territorial do país, a menos populosa entre as cinco, com pouco mais de 14 milhões de habitantes, e uma densidade entre as menores do Brasil, de 8,97 hab./km². Composta pelos estados de Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e Goiás (GO), além do Distrito Federal (DF).

A capital do Brasil é localizada nesta região, Brasília tem cerca de 2,5 milhões de habitantes, sendo a cidade mais populosa do centro-oeste, seguida por Goiânia, Campo Grande e Cuiabá.

Clima

O clima desta região caracteriza-se pela pluviosidade mal distribuída, já que a maior parte das chuvas acontecem no verão, fazendo os invernos serem muito secos. O clima tropical domina a maior parte do território, com exceção ao norte do estado do Mato Grosso que tem o clima equatorial da Amazônia. Cidades como Brasília, por exemplo, sofrem com a baixa umidade e secura durante boa parte do ano. As temperaturas no geral variam bastante, nas épocas mais quentes passa dos 30ºC, já nas estações frias gira entorno de 15ºC e 20ºC.

Relevo

Basicamente o relevo do centro-oeste divide-se em Planalto Central, Meridional e Planície do Pantanal. O primeiro é uma elevação composta por misturas sedimentares e rochosas, onde é muito comum encontrarmos chapadas, como a de Parecis e Veadeiros.

O Planalto Meridional localiza-se nos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás, caracterizado-se pela Terra Roxa, formado por restos de rochas basálticas, onde se encontra um solo muito fértil. A Planície do Pantanal, na verdade, é uma depressão entre os dois planaltos acima citados, facilmente inundável.

Vegetação

O cerrado, com árvores e arbustos retorcidos e geralmente distantes uma das outras, domina a maior parte da região. O extremo norte mato-grossense é caracterizado pela Floresta Amazônica. Ainda no estado, encontramos isoladamente a Vacaria, pequenos “pingos” de campos abertos, parecido com o Pampa do sul brasileiro.

Hidrografia

As principais bacias hidrográficas da região centro-oeste são a Amazônica, Tocantins/Araguaia e Platina. A primeira é uma “parte” da Bacia dominante na região norte, encontrado no norte do Mato Grosso.

A Bacia Tocantins/Araguaia é formada pelos rios homônimos e seus afluentes, nos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. A Bacia Platina tem o rio Paraná e o Paraguai como principais, estendendo-se a oeste da região. O Rio Paraguai, inclusive, é responsável pelas inundações das planícies pantaneiras.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

One Ping

  1. Pingback: Geografia do Campeonato Brasileiro de Futebol - Geografia Opinativa

46 Comments

  1. Clara Reply

    oh, muito obrigada!
    Está maravilhosamente perfeito, realmente sem complicações.
    Vai me ajudar muito em um trabalho de Geografia.
    Já é o segundo trabalho que faço baseado em seu blog.
    Obrigada novamente, Fernando.

  2. Heloísa Reply

    Obrigada, me ajudou muito no trabalho da região Norte, na região sudeste e na centro Oeste também! Muito obrigada e parabéns pelo trabalho!♡♡♡

  3. Elvira123456 Reply

    Muito obrigado pelo seu conhecimento , me ajudou demais a estudar para as provas. Qnd sair os resultados , irei vim falar a nota de acordo com seu resumo.

  4. Victor_Games1227 Reply

    Muito obrigado pelo seu conhecimento , me ajudou demais a estudar para as provas. Qnd sair os resultados , irei vim falar a nota de acordo com seu resumo. (Botei meu nome errado)

  5. CRISTINA RIBEIRO Reply

    Eu estou no 5 ano,isso esta me ajudando muito para o meu trabalho de Geografia par o dia 28 de maio .
    Obrigada para a pessoa que fez esse trabalho e por isso eu vou ganhar 2 pontos na prova

    um beijo
    CRISTINA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.