Vegetação dos EUA

Por conta das suas grandes dimensões, os EUA trazem uma diversidade vegetativa enorme.

No estado do Alasca, que fica desanexado ao restante do país, a vegetação típica é a tundra, comum em lugares muito frios, além da Taiga, que ocupa boa parte no centro do estado, também comum em lugares frios.

Partindo para a parte continental do país, encontramos florestas temperadas em toda costa leste e também a noroeste, no litoral dos estados de Washington e Oregon. Os pântanos são comuns no estado da Flórida.

O centro-sul, em uma faixa próxima a fronteira com o México, nas depressões e no sul das Montanhas Rochosas, apresenta uma região árida com vegetação desértica.

Já no centro do país, as estepes são mais comuns, chamadas na América do Norte de pradaria.

A cadeia Montanhas Rochosas e os Apalaches também desempenham papel crucial na vegetação, como a floresta de coníferas, que segue os Apalaches até o Grandes Lagos.

O clima mediterrânico de regiões da Califórnia propiciam bosques mediterrâneos nesta faixa territorial.

Obviamente, a vegetação estadunidense é muito mais detalhada do que apresentado aqui, esta é apenas uma síntese, já que a grandeza e o contraste natural do território dificulta a compreensão total.

Comente o que achou do post!

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

One Ping

  1. Pingback: Geografia dos Estados Unidos - Relevo, Hidrografia, Clima e Características Gerais - Geografia Opinativa

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.