Conheça o G8, o grupo que reúne oito das nações mais poderosas do planeta

O G8 é um grupo formado pelas sete nações mais ricas do planeta e a Rússia. A adesão deste último foi feita na década de 90, já que a Rússia, apesar de apresentar uma economia mais fraca que alguns outros países que poderiam estar integrando o bloco, é considerada uma potencia geográfica e militar.

Os integrantes são: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá e Rússia.

Os encontros são geralmente acompanhados pela mídia e causam grande repercussão, já que reúnem os chefes de estado das nações mais poderosas do planeta. Geralmente elas acontecem todos os anos entre maio e julho. As sedes fazem um revezamento ano após ano, a última ocorreu no Reino Unido, entre os dias 17 e 18 de junho deste ano. A próxima está agendada para a Rússia, ano que vem.

O G8 é muito criticado, principalmente por grupos ativistas, que culpa o grupo pelas más resoluções de questões sociais e ambientais. Segundo eles, o G8 “não tem transparência em suas decisões”, o que levantaria diversos entraves a benefícios dos oito membros. Por conta disso, inclusive, é muito comum manifestações da população, principalmente por causas ambientais e sociais nas conferências do grupo.

As reuniões do G8 tem por motivo discutir os caminhos que o mundo deve seguir, desde questões ambientais até econômicas, levando em conta que estas oito nações são consideradas as mais influentes do mundo e tem grande poder sobre boa parte do planeta.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.