Inversão Térmica e o Efeito Smog

Naturalmente, em nosso planeta, ocorre um fenômeno conhecido como Inversão Térmica. Ele consiste em uma mudança de posição entre as camadas mais frias e mais quentes do ar.

Em dias comuns, o ar quente, por ser mais leve, ocupa as camadas mais próximas a superfície, pois esta encontra-se naturalmente com uma temperatura mais alta. Por sua vez, o ar mais frio (mais pesado) paira em camadas mais altas.

Nos dias normais, o ar mais leve fica na parte próxima ao solo, enquanto o mais
frio em cima

Porém, com a inversão térmica, acontece algo diferente. Geralmente o fenômeno ocorre em dias de inverno, onde naturalmente a superfície está mais gelada.

A inversão entre as camadas de ar ocorrem justamente por este motivo. O ar mais pesado (frio) fica “aprisionado” na parte mais próxima da superfície, ocupando o lugar onde deveria estar o ar mais quente. Este, por sua vez, encontra a parte logo acima do ar frio para ocupar.

Já em dias em que ocorre a inversão térmica, o ar frio é quem fica
próximo ao solo, enquanto o mais quente fica sobre ele

SMOG

Como explicado acima, a inversão térmica é um processo em que o ar mais frio fica retido nas camadas mais próxima da superfície e o ar quente logo acima dele. Porém, este processo que parece ser inofensivo, na verdade torna-se um grande problema para a sociedade nas áreas urbanas: é o Efeito Smog (Smoke/Fumaça + Fog/Neblina).

O problema está que, nos centros urbanos, muitos gases tóxicos são liberados na atmosfera. Com o efeito de reversão térmica, os poluentes, ao invés de serem liberados para as partes mais altas da atmosfera, ficam ali, retidos junto a respiração humana, isto é, fica sempre sendo “respirados” por nós a todos momento.

Enquanto isso, a camada mais quente de ar funciona como um “tampão” que impede a saída de todos estes gases.

Isto é responsável por muitas doenças respiratórias que podem levar a morte, configurando como um grande problema social atualmente, pois o fato da emissão de poluentes faz com que o fenômeno natural da Inversão Térmica seja responsável por mais um problema da sociedade de hoje.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

2 Pings & Trackbacks

  1. Pingback: hermes constance handbags replica for women

  2. Pingback: ring love gold replik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.