Poluição Visual

Poluição visual na Times Square. CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=79327

A poluição é um dos principais problemas do mundo atual. Porém, ao contrário do que muitos acreditam, existem muito mais tipos de poluição que as já conhecidas poluições atmosférica e da água, por exemplo.

Um destes tipos, é o que chamados de poluição visual, que nada mais é que o uso excessivo de elementos de comunicação visual, como placas, outdoors, pichações, anúncios, efeitos luminosos nas fachadas de comércios, entre outros, que poluem a paisagem das grandes cidades e atrapalham o bem estar da população.

Este tipo de poluição, apesar de não parecer, pode trazer bastante prejuízos. Além de provocar um verdadeiro choque de informações pouco necessárias e um desvio crítico de atenção, estes tipos de anúncios incomodam e descaracterizam a cidade, podendo inclusive trazer doenças psicológicas, principalmente quando aliado ao barulho (poluição sonora).

Poucas ações tem sido feitas para conter a poluição visual, principalmente pelo fato de não causar danos tão aparentes.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.