Exercícios de vestibular sobre conflitos étnico-separatistas europeus

1 – (PUC-Rio–2008)

A charge apresentada anteriormente:

I. caracteriza os problemas de ordem étnico-territorial na Europa dos Bálcãs, que refletem as seculares disputas numa região dominada pelos sérvios no último século.
II. representa o conflito entre as identidades nacionais na Europa, reforçado pelo desmonte dos Estados socialistas no Leste Europeu na última década do século XX.
III. exemplifica a causa típica dos conflitos que assolaram os Bálcãs, principalmente após a Guerra Fria, quando os sérvios espalhados por outros territórios da antiga Iugoslávia lutavam pela manutenção da sua hegemonia na região.

Das afirmações anteriores, está(ão) CORRETA(S)

A) apenas a I.
B) apenas a II.
C) apenas a III.
D) apenas a I e a II.
E) todas.

2 – (UFV-MG) A prisão do ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic, em junho de 2001, foi mais um capítulo dos intensos conflitos separatistas e étnicos que eclodiram na Europa durante a década de 90 do século XX. Um dos elementos que contribuíram para a emergência desses conflitos foi

A) a intensificação do processo de repressão aos cultos religiosos por parte do governo central de Moscou.
B) a entrada da Iugoslávia na OTAN, contrariando os interesses militares do bloco socialista na Europa.
C) a formalização da União Europeia, contrariando interesses da Iugoslávia e da Sérvia.
D) o fim da URSS, ampliando a autonomia das antigas repúblicas soviéticas.
E) as disputas por terra entre colonos judeus e separatistas sérvios em território iugoslavo.

3 – (PUCPR–2007) O começo do século XXI revelou uma nova forma de terrorismo: globalizado, sem fronteiras e sob os holofotes da mídia. O mundo ficou estarrecido diante dos atentados de 11 de setembro de 2001 a importantes símbolos do poder político e econômico norte-americano. Nos três primeiros dias de setembro de 2004, no sul da Rússia, a pequena cidade de Beslan foi assolada pelo terrorismo. Uma escola local foi ocupada, em dia de festa, por terroristas que fizeram mais de 1 000 reféns. A principal motivação do grupo armado que ocupou a escola de Beslan centrava-se na causa separatista que reivindicava:

A) a inclusão da Chechênia na Comunidade dos Estados Independentes, CEI.
B) a ajuda militar russa às tropas chechenas na defesa de suas fronteiras.
C) a ajuda humanitária do governo de Moscou às populações pobres das montanhas da Chechênia.
D) a anexação dos territórios vizinhos, como o Azerbaijão e a Geórgia, à Chechênia.
E) a saída das forças militares russas da Chechênia.

4 – (Mackenzie-SP–2010) Em 2003, o governo russo convocou um plebiscito para definir o futuro político da Chechênia. A maioria dos votantes apoiou a permanência da Chechênia no interior da Federação Russa. Esse resultado foi entendido pelo governo russo como apoio explícito dos chechenos às propostas de Moscou, que tem interesses para manter esse território sob seu controle.

A respeito desses interesses, analise as afirmativas I, II, III e IV a seguir.

I. Interesse ambiental, pelo território em que se encontra, às margens do Mar de Aral, fonte de recurso hídrico para o abastecimento de água potável à população urbana de Moscou.
II. Interesse econômico, por ser esse território cortado por dutos, levando o petróleo extraído na Bacia do Cáspio para os portos russos do Mar Negro.
III. Interesse geopolítico, pois uma Chechênia independente estimularia outras repúblicas autônomas da Federação Russa a tentar seguir o mesmo caminho.
IV. Interesse cultural-religioso, pois uma Chechênia livre promoveria o recrudescimento do fundamentalismo islâmico na região, levando grupos de fanáticos a se expandirem por outras áreas autônomas da Rússia asiática.

Estão CORRETAS

A) I e II, apenas.
B) II e III, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

5 – (PUC-Minas) Leia atentamente o texto a seguir.

Antes da desintegração da União Soviética, havia uma república autônoma, a da Chechênia-Ingústia, que reunia dois povos que lhe davam nome. Quando a União Soviética não mais existia, a Chechênia se recusou a assinar o Tratado de adesão à Federação Russa e proclamou a independência, o que não foi reconhecido pelo governo de Moscou. Em dezembro de 1994, iniciou-se a intervenção militar russa na Chechênia.

OLIC, Nelson Bacic. Conflitos no Mundo: questões e visões geopolíticas. São Paulo, Moderna, 2000. (Adaptação).

Assinale a alternativa que MELHOR explica os interesses russos pela região da Chechênia.

A) Áreas de produção e transporte de petróleo e gás das importantes jazidas da região; posição geográfica estratégica entre o “mundo russo” e o Oriente Médio; implicações geopolíticas da religião islâmica.
B) Produção de haxixe e ópio para o mercado consumidor da Rússia; atuação da máfia chechena na capital, Moscou; proteção à maioria russa na região.
C) Posição estratégica privilegiada (entre o Mar Negro, Cáspio e o Oriente Médio); importantes usinas nucleares e bases militares na região.
D) Jazidas de petróleo e gás natural; atuação de grupos terroristas chechenos que, tendo na religião ortodoxa ponto de união, desafiam o poder de Moscou.

6 – (UNIFESP) Os conflitos registrados no Leste Europeu ao longo da década de 1990 diminuíram no início do século XXI devido

A) ao ingresso dos ex-países socialistas na União Europeia.
B) à presença militar da OTAN nas antigas economias socialistas.
C) ao fim dos ódios religiosos entre muçulmanos e cristãos na Bósnia.
D) à campanha em prol da paz difundida por organizações da sociedade civil.
E) à retirada das tropas ocidentais de Kosovo, após a condenação de Milosevic.

7 – (Enem – MEC) “Com a guinada da Geórgia para o Ocidente, é de fundamental importância estratégica para a Rússia que ela mantenha regiões leais a Moscou no Cáucaso, que é uma região politicamente crítica e de importância estratégica para a federação […]”

Disponível em: <http://mundorama.net/2008/04/30/ relacoes-georgia-russia-riscos-de-separatismo-nocaucaso-por-pet-irel-unb/>.

O Cáucaso é uma região, situada entre os mares Cáspio e Negro, considerada estratégica em função de estar situada em uma área onde a presença de petróleo é bastante significativa. Sobre a região e os conflitos existentes na área, é correto afirmar:

A) A Chechênia, região de maioria católica ortodoxa, é uma área estratégica para Moscou por estar na rota de importantes oleodutos e gasodutos em operação e constitui o principal foco de tensão na região do Cáucaso.
B) A região de Nagorno Karabak constitui um foco de conflito entre Armênia e a Rússia; a Abkazia e a Ossétia do Sul buscam a independência da Geórgia e são amplamente apoiadas pela Rússia.
C) A Ossétia do Norte pretende a independência da Rússia para passar a congregar juntamente com a Ossétia do Sul a Geórgia
D) O Daguestão constitui a menor república do Cáucaso, é de maioria ortodoxa, e, ao contrário das outras repúblicas que buscam a independência, não abriga grandes campos de petróleo e oleodutos.
E) A região do Cáucaso, que abriga várias repúblicas da Rússia europeia, além do Azerbaijão, da Armênia e da Geórgia, constituiu, ao longo da história, um elo entre o Oriente e o Ocidente.

8 – (Mackenzie-SP–2007)

Inimigos históricos na região, católicos e protestantes formarão gabinete conjunto a partir de maio de 2007.

Folha de S. Paulo.

Os conflitos que mataram milhares de pessoas na Irlanda do Norte, com raízes políticas e religiosas que remontam ao século XII e, particularmente, acirrados nas três últimas décadas do século XX, devem-se a

A) uma minoria católica da Irlanda do Norte, que é a favor da anexação à Irlanda, com o respaldo do IRA (Exército Republicano Irlandês).
B) maioria católica da Irlanda do Norte, que é a favor da anexação à Irlanda, com o apoio do IRA.
C) minoria católica da Irlanda do Norte, que é a favor de sua total independência, com o apoio do gabinete do Reino Unido.
D) minoria protestante da Irlanda, que é a favor da ocupação e da recuperação do território da Irlanda do Norte.
E) minoria católica do Reino Unido, que luta junto com o IRA para a total independência da Irlanda do Norte em relação à Irlanda.

9 – (PUC-RS) A Irlanda do Norte vivenciou, ao longo da sua história, grandes conflitos, sendo abalada nas últimas décadas por inúmeros protestos e alguns atentados terroristas.

Em relação a essa situação, é CORRETO afirmar que

A) os islâmicos lutam contra os católicos, grupos que pretendem dominar politicamente o país, ainda ligado ao Reino Unido.
B) a maioria da população é católica e deseja continuar vinculada a Londres, lutando contra o IRA, grupo armado islâmico.
C) os grupos revolucionários pretendem libertar a Irlanda do Norte da República da Irlanda, negando-se a assinar um acordo de paz com o IRA.
D) os protestantes desejam que a Irlanda do Norte permaneça como membro do Reino Unido e a minoria católica deseja se unir com a República da Irlanda.
E) católicos e protestantes recentemente depuseram as armas, pois conseguiram, através de acordos diplomáticos realizados entre Inglaterra e Estados Unidos, a divisão territorial entre os dois grupos.

10 – (FUVEST-SP) Em seu famoso painel “Guernica”, Picasso registrou a trágica destruição dessa cidade basca por:

A) ataque de tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
B) republicanos espanhóis apoiados pela União Soviética durante a Guerra Civil.
C) forças do exército francês durante a Primeira Guerra Mundial.
D) tropas do governo espanhol para sufocar a revolta dos separatistas bascos.
E) bombardeio da aviação alemã em apoio ao General Franco contra os republicanos.

11 – (UFSM-RS)

“Num lugar com tensões à flor da pele, como a Irlanda do Norte, (…) bastam algumas provocações para reacender a fogueira das paixões tribais.” (REVISTA “VEJA”, 15.7.1998.)

No mundo atual, situações de nacionalismos mal resolvidos e conflitos culturais e religiosos semelhantes aos da Irlanda do Norte ocorrem em muitos países. O local onde NÃO há essa problemática é

A) a região da Caxemira, entre a Índia e o Paquistão.
B) a província de Kosovo, na Iugoslávia.
C) o território da Groenlândia, em relação à Dinamarca.
D) a Região Basca, na Espanha.
E) o território ocupado pelos curdos, no Iraque.

GABARITO:

1 – E; 2 – D; 3 – E; 4 – B; 5 – A ; 6 – A ;7 – E; 8 – A; 9 – D; 10 – E; 11 – C

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

One Ping

  1. Pingback: Conflitos étnico-separatistas (IV) - Irlanda - Geografia Opinativa

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.