Conceito de Paisagens na Geografia

É muito comum na geografia vermos o termo “paisagem”, que na verdade tem, diferentes de em outras matérias, um conceito. Assim como região, lugar ou território, tal conceito é considerado uma categoria muito usada na compreensão do estudo geográfico.

Paisagem pode ser conceituada como tudo que existe no nosso campo de visão, não necessariamente um lugar bonito.

O geógrafo francês Oliver Dolfuss, classificou as paisagens em três tipos: natural, modificada e organizada.

Uma paisagem natural é quando ela não tem qualquer ação ou modificação do homem, sendo fruto exclusivamente da natureza.

Já uma paisagem considerada modificada, como o próprio nome já nos passa, caracteriza-se pela a mudança feita pelo homem, em atividades que são na maioria das vezes inconsciente, feita pela ação espontânea do ser-humano.

Por último, uma paisagem organizada é quando é feita conscientemente pela ação do humana, como por exemplo, as grandes cidades.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.