Os Leões Africanos

Assim como a décadas passadas houve um crescimento acelerado em países da Ásia, que acabaram ficando conhecidos como “Tigres Asiáticos”, atualmente, existe um aflorar da economia de um lugar que era considerado adormecido, a África.

Então formou-se um grupo de países considerados os “Leões Africanos”, que apresentam um crescimento econômico invejável as nações emergentes, onde até mesmo o PIB (Produto Interno Bruto) teve uma longa esticada nos último anos.

Houve um tempo, inclusive, que o PIB de todos os países africanos somados rendia apenas 4% do Produto Interno Bruto mundial. O crescimento ostentado pela África é maior que o da América Latina, Europa e Estados Unidos, tanto no PIB, tanto na paridade do poder de compra.

Ao total, oito países são considerados “Leões Africanos”, são eles: Argélia, Botsuana, Egito, Líbia, Ilhas Maurício, Marrocos e África do Sul.

O continente sofre hoje com algo inverso do que acontecia a anos atrás, a África tem chamado a atenção do mundo, propiciando assim tal crescimento, parecido como o que ocorreu a décadas atrás na Ásia.

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

One Ping

  1. Pingback: Economia do continente africano - Geografia Opinativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.