Coordenadas Geográficas: Latitude e Longitude


Imagine você, perdido no meio do oceano, precisando localizar-se naquela imensidão, sem qualquer tipo de ponto de referência, apenas trás consigo um mapa cartográfico. Neste momento surge uma dúvida, sem qualquer lugar para ser usado como referência, a única saída seria usar as coordenadas geográficas, que nada mais são que um conjunto de linhas imaginárias que cortam nosso globo, usado muito da localização de navios (mesmo com o avanço das tecnologias, como o GPS), entre outros exemplos.

O chamado "Sistema de Coordenadas Geográficas" foi criado justamente com o intuito de localização de cada ponto do nosso planeta em um mapa, principalmente quando não há qualquer ponto de referência a disposição, como citado na situação acima.

Essas linhas tem trajetórias horizontais e verticais, a primeira seguindo a linha do Equador e a segunda o Meridiano de Greenwich. Daí que entram os termos Latitude e Longitude.

Os paralelos formam as linhas horizontais, que tem como o marco zero a Linha de Equador (0º), em linhas que variam de 0º a 90º ao norte e 0º a 90º ao sul. Essa é a chamada Latitude.

A Longitude é quando as linhas são verticais (meridianos) e o grau zero é o Meridiano de Greenwich. O valor é de 0º a 180º a leste e 0º a 180º a oeste.

Fernando Soares
Fernando Soares

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »