Estados brasileiros: capitais, siglas e gentílicos

Fernando Soares de Jesus

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, estudante do curso de graduação em Geografia na UFSC e futuro geógrafo e professor. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

18 Resultados

  1. Wilson disse:

    Estou chateado com o site, pelo motivo de Ñ poder vê a pagina completa pelo motivo de uma ppçaganda da AGROTAMA. atrapalhando a visão do trabalhos.

  2. Anna Moreira disse:

    Afinal Distrito Federal e um estado ou não?

    • Oi, Anna. Não, o Distrito Federal não é um estado, é, como o nome diz, um distrito federal. É, porém, assim como os demais estados, uma Unidade Federativa.

    • Frederick disse:

      Me corrija se eu estiver errado, mas talvez facilite:
      Distrito é uma unidade administrativa, geralmente nós vemos “pequenas cidades” sendo chmadas de distritos, quando elas possuem tamanho grande suficiente para passarem de um bairro, mas pequenas o suficientes para não ter uma prefeitura independente.
      Estado, aqui no brasil, é uma unidade logo abaixo do âmbito federal (eles devem satisfação ao país), que possui municípios, capital, delimitação definida, etc.

      Agora, o que torna um DISTRITO FEDERAL tão diferente de um ESTADO?!
      Aqui vem a resposta, mi amiga:
      Um distrito federal, é uma unidade especial em poder do país, ele não tem a mesma independência que outros estados. Outro ponto, ele não possui municípios, e sim unidades administrativas (as cidades-satélite – 30 no total) e a exceção: Brasília, que é a capital do país.

      Isso faz ele ser uma Unidade Federativa (subordinada ao âmbito federal), mas não um Estado.
      🙂

  3. Marissa disse:

    Me ajudou muito para um trabalho de escola

  4. afinal o gentilicos de
    distrito federal – brasilia _ nao entendi

  5. Capotyra disse:

    Muito legal! Que voce seja um grande geógrafo, Fernando Soares!

  6. Yuri disse:

    Estou estudando só nesse site.
    Está me ajudando muito.
    Para vcs deve ser fácil mas eu ainda sou criança

  7. INGRID disse:

    Foi muito importante pra mim no meu trabalho escolar

  8. VERA LUCIA BAIARDI DO PRADO disse:

    Fernando, atualizando-me descobri que não se usa mais a palavra gentílico, desde a última “reforma” utiliza-se somente adjetivo pátrio. Vale você também fazer uma pesquisa! Parabéns pela iniciativa de “compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico”.

Deixe uma resposta