Qual a diferença entre Agrário e Agrícola?

Os conceitos de Agrícola e de Agrário causam costumeiramente confusões para aqueles que têm pouco contato com os temas da Geografia dos espaços rurais. Estes conceitos se referem a processos diferentes que ocorrem geralmente concomitantemente sobre um mesmo espaço.

Vejamos a definição trazida para ambos no dicionário Michaelis:

Agrário (agro+ário) adj Que pertence ou se refere ao campo; rural.

Agrícola (lat agricultore) adj Que trabalha na agricultura; agrícola.

Nada de muito esclarecedor, certo?

Nos estudos de Geografia, todavia, esta diferenciação é mais clara.

Agrícola é aquilo que se refere às técnicas, aos agentes e à produção. Se insere no escopo daquilo que é agrícola, por exemplo, discussões sobre a pauta de importação e exportação de produtos provenientes da agricultura ou sobre as técnicas de uso do solo.

Já o Agrário é aquilo que se refere à terra de cultivo. São discussões daquilo que é agrário, por exemplo, a estrutura fundiária brasileira ou a reforma agrária.

Simplificadamente, o agrário trata da divisão das terras, enquanto que o agrícola trata da produção sobre ela.

Embora sejam conceitos próximos, agrário e agrícola se diferenciam conforme aos processos em que dizem respeito.

Embora sejam conceitos próximos, agrário e agrícola se diferenciam conforme aos processos em que dizem respeito. Foto: The Digital Artist/Pixabay (https://pixabay.com/pt/rural-colheita-agricultura-fazenda-2326787/>

Muito se fala, por exemplo, na Questão Agrária brasileira. Ela diz respeito especialmente à divisão das terras no campo brasileiro. Já quanto falamos em Questão Agrícola brasileira, estamos falando na produtividade, no volume de produção e nas tecnologia no campo.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

4 Comments

  1. Isabele Reply

    Monocultura é quando tem apenas uma produção agricula sendo plantada, no qual muitas vezes esta ligada a monopolização do espaço. Por exemplo, sua cidade planta apenas cana-de-açucar, então ela tem apenas uma monocultura. Quando existe mais de uma produção, ou seja, quando tiver por exemplo cana e cacau na mesma cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.