Geografia do Uruguai - Relevo, Hidrografia, Clima e Características Gerais


O Uruguai (República Oriental do Uruguai) é um país localizado na América do Sul, fronteiriço ao norte com o Brasil e ao sul com a Argentina. É conhecido pela sua liberalidade, como por exemplo a aprovação da união de casais do mesmo sexo ou adoção pelos mesmos e, mais recentemente, o grande passo para a legalização de drogas ilícitas nos países vizinhos, como é o caso da maconha. O país é basicamente banhado pelo oceano Atlântico e é um dos menores do continente sul-americano.

CARACTERÍSTICA GERAIS

Bandeira
Capital: Montevidéu
Área: 176.215 km²
Moeda: Peso Uruguaio
População: 3.424.595 habitantes (2012)
Densidade Demográfica: 19,8 hab./km²
PIB: US$ 49,4 bilhões (aproximadamente - 2011)
Idioma: Espanhol
Cidades mais populosas: Montevidéu, Salto, Paysandú, Ciudad de la Costa e Las Piedras.

CLIMA

O Uruguai localiza-se inteiramente na zona temperada, porém o clima é relativamente quente. Os verões costumam ter temperaturas elevadas, no inverno, os termômetros tendem a baixar mais um pouco e as geadas são bastante comuns. As chuvas são bem distribuídas durante o ano e a umidade costuma variar entre 60% e 80%. Por conta do seu relevo, as variações de temperatura ocorrem drasticamente por conta do vento soprado de regiões vizinhas.


RELEVO

O relevo predominante do Uruguai é a planície, com elevações suaves e com característica arredondada, conhecidas como cuchillas. Geralmente elas são cobertas com pasto, muito útil na produção pastoril.

HIDROGRAFIA

O principal rio do Uruguai tem o mesmo nome do país, é ele que comanda a principal rede hidrográfica do lugar. O Rio Negro é importantíssimo por seus recursos hídricos, até deixar suas águas no rio Uruguai e transformar-se no famoso Rio da Prata.





Fernando Soares
Fernando Soares

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »