Meios de Orientação

Uma das primeiras matérias do GO. foi ensinar como fazer uma rosa dos ventos, que acabou virando um dos meios de orientação mais conhecidos. Porém, além deste tipo de orientação, temos outros que também destacam-se, alguns mais modernos e caros, outros mais simples e eficazes. Por exemplo, se você se perder em uma floresta, a melhor forma de se localizar não seria o uso de computadores e programas modernos, não é mesmo?

A forma mais fácil é a orientação pelo sol. Como todos nós sabemos, com o eixo de rotação da Terra, temos a impressão que o sol “caminha” nos céus, na direção de leste para oeste, assim como a lua.

Sabendo disso, uma das formas mais fáceis para guiar-se é usando o sol. Basta esticar o braço direito para onde o sol nasce (leste/nascente) e o esquerdo para onde ele de põe (oeste/poente). Logo, a sua frente estará virada para o norte e as suas costas para o sul, formando assim uma rosa dos ventos, ficando mais fácil saber sua localização e saber para onde ir.

Além da Rosa do Ventos e este tipo de orientação explicado acima, temos a bússola (leia mais clicando aqui). Supostamente criada pelos chineses, este instrumento foi essencial para a evolução dos meios de orientação, funcionando com um sistema de ímãs.

Com a evolução das tecnologias, no mundo atual ainda existem outras técnicas de orientação modernas baseadas em computadores e ondas de rádio. O GPS (Sistema de Posicionamento Global) é um exemplo, guiado por satélites que orbitam ao redor da Terra, difundido em veículos para efeito de localização, inicialmente restrito as forças armadas. Este tipo de aparelho utiliza das coordenadas geográficas para obter um ponto preciso em qualquer lugar do planeta, seja ele numa grande cidade, ou no meio do oceano.

Sem dúvidas os meios de orientação foram e ainda são importantíssimos para a evolução humana. Imagine o que seriam as Grandes Navegações sem a bússola? Por isso é essencial sabermos os tipos de orientação, já que elas tiveram e ainda têm suma importância para a sociedade.

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.