O diferente caminho das duas Coreias

A décadas atrás, mais precisamente antes da de 50, a península coreana formava apenas um país, mais tudo começou a mudar quando os ideias socialistas/comunistas começaram a tomar conta do lugar na guerra fria. Ao norte, aliado a antiga União Soviética e a República Popular da China, a Coréia do Norte (República Popular Democrática da Coréia do Norte) semeava o sentimento comunista que se espalhava pelo mundo na época, já ao sul, a Coréia do Sul (República da Coréia do Sul) tinha ao seu lado as grandes potências como os EUA e Reino Unido, transformando-se no lado capitalista coreano.

Após a Guerra da Coréia, a península foi dividida ao meio, a partir daí a Coréia do Sul e do Norte seguiram caminhos totalmente diferentes, a primeira cresceu no capitalismo e hoje é uma nação emergente que desfruta de excelentes índices sociais e serviços de educação e saúde invejáveis a qualquer nação desenvolvida, é também na Coréia do Sul que localiza-se grande empresas de diversos ramos, desde tecnologia até automobilismo.

Já a Coréia do Norte seguiu pelo comunismo, mesmo depois do fim da URSS e a implementação da economia de mercado na China, seus principais aliados, não fez os norte-coreanos abandonarem o comunismo, sendo um dos poucos países que ainda usam esta ideologia política. Hoje, a Coréia do Norte é um dos lugares mais fechados do mundo.

Mas na verdade, as Coreias jamais declararam o fim da guerra, apenas foi assinado um cessar-fogo, e não um tratado de paz de fato.

E você, o que acha das duas Coreias? Comente

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.