Conheça Ushuaia, a “última” cidade do mundo

Ushuaia é uma cidade argentina, capital da província da Terra do Fogo, conhecida por ser a cidade mais austral do mundo, sendo chamada vulgarmente de “última cidade do planeta”.

Fica localizada em uma ilha muito fria, as temperaturas chegam facilmente a 0ºC no inverno, já no verão os termômetros não passam de 10ºC. Em uma parte, é encravada por muitas montanhas cobertas de gelo, a neve é muito comum.

Ushuaia possui mais de 50 mil habitantes, com uma densidade demográfica de 6,1 hab./km². A cidade também é muito procurada por turistas, por conta das suas atrações no inverno.

A colonização ocorreu durante das grandes navegações, quando o Cabo Horm era a ligação da Europa dos as Índias. O nome “Ushuaia” deriva do indígena ushu+aia, que significa baía profunda.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, estudante do curso de graduação em Geografia na UFSC e futuro geógrafo e professor. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *