Países da América e suas capitais

A América é o maior continente do mundo em extensão norte-sul, com cerca de 42 milhões de km², perdendo apenas em extensão total para a Ásia, com cerca de 44,5 km², abrigando uma população de 902 milhões de habitantes.

O “Novo Mundo” é por vezes dividido entre América do Norte, Central e Sul. Também tem grande diversidade cultural e linguística. Os países mais ricos, EUA e Canadá, criam um grande contraste com as outras nações ao sul do continente. México, Brasil e Argentina, por exemplo, são nações emergentes, com um mercado não tão desenvolvido, porém bem acima dos países mais pobres.

PAÍS CAPITAL
América do Norte
Canadá Otawa
Estados Unidos Washington
México Cidade do México
América Central
Antígua e Barbuda Saint John’s
Bahamas Nassau
Barbados Bridgetown
Belize Belmopan
Costa Rica San José
Cuba Havana
Dominica Roseau
El Salvador San Salvador
Granada Saint George’s
Guatemala Cidade da Guatemala
Haiti Porto Príncipe
Honduras Tegucigalpa
Jamaica Kingston
Nicarágua Manágua
Panamá Cidade de Panamá
República Dominicana Santo Domingo
Santa Lúcia Castries
São Cristóvão e Nevis Basseterre
São Vicente e Granadinas Kingstown
Trinidad e Tobago Porto de Espanha
América do Sul
Argentina Buenos Aires
Bolívia La Paz
Brasil Brasília
Chile Santiago
Colômbia Bogotá
Equador Quito
Guiana Georgetown
Paraguai Assunção
Peru Lima
Suriname Paramaribo
Uruguai Montevideu
Venezuela Caracas
Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

39 Comments

    1. Eli Carlos Reply

      A Guiana Francesa não constitui um Estado ou país. Na verdade, ela corresponde a um departamento ultramarino da França, na América Sul.

    1. Fernando Soares de Jesus Post author Reply

      Olá, Ana. A Bolívia tem duas capitais. Sucre, definida pela constituição, que abriga a sede do Judiciário, e La Paz, sede do Executivo e do Legislativo. Não é incomum apenas La Paz ser apontada como a capital do país, todavia.

    1. Sarah Reply

      Olá Giovana também sou estudante do oitavo ano paisagens naturais da América são paisagens q a própria natureza formou com o longo do tempo e q são extremamente naturais e não algo q o homem modificou

    1. Fernando Soares de Jesus Post author Reply

      Olá, Ednaldo. Guiana, Guiana Francesa e Suriname tem pouquíssima tradição no futebol, por isso disputam campeonatos em conjunto com a América do Norte, Central e Caribe (pela CONCACAF). Ainda assim, apenas a Guiana consegue ter um time minimamente competitivo.

    2. Ana Reply

      São 12 países na América do Sul. Guiana Francesa não é um país, é uma região ultramarina da França.
      Em relação à copa sul americana, só 10 países fazem parte da Confederação Sul-Americana de Futebol, Suriname e Guiana não o fazem pois não tem tradição no futebol.

  1. Camila soares Reply

    Só não deu para estudar direito por causa de algumas capitais…..elas Não estavam com as palavras todas completadas e sim na metade como México, e outros e esse barbados não seria bárbaros?,e,por isso que estou procurada por que hj é o teste oral e eu preciso disso por favor me ajude pfvr….

  2. Daniella Reply

    melhor site me ajudou pra caramba além de estar separado por América do sul e do norte… está com os países separados por ordem alfabética!! muitoooo bommmm… bjs

  3. Ricardo Reply

    Olá Fernando. Espero que essa mensagem te encontre em Paz nesse momento de incerteza que todo o planeta enfrenta por conta da pandemia.

    Quero apenas te dizer que hoje usei as informações de seu blog, “Países da América Central”, para poder orar com um grupo internacional de homens de Deus que oram pelas nações da terra.

    Assim, meu objetivo aqui é te agradecer, com minhas palavras, pelo seu trabalho. Mas também, em especial, orar por você. Porque há propósito em tudo o que Deus faz, o plano de Deus é perfeito. E eu creio que ele nos aproximou com propósito. O Google não separou o seu blog como principal fonte de consulta. Mas, Deus o fez cair em minha pesquisa nessa manhã.

    E aqui estou, orando para que Jesus cuide de voce nesse momento, cuide da sua família, e faça descer sobre ti e a tua casa os planos perfeitos dele e a vontade dele que são insuperáveis.

    “Tudo posso naquele que me fortalece.” Filipenses 4:13
    Deus te abençoe!
    Ricardo

  4. Luiz António de Souza Cunha Reply

    Bom dia!!! Quando buscamos comunhão com DEUS, nossos encontros são “bons” !!! Tudo começou ontem com uma pequena pesquisa, se estendeu ontem a noite na oração e, continua agora pela manhã ao chegar ao final desses comentários com uma mensagem abençoada, pelo leitor Ricardo! Que DEUS abençoe vossas FAMÍLIAS!!! Luiz António

  5. Anah Reply

    Olá eu sou do 8 ano e gostaria de saber,desses países e suas capitais na América quais não são paises!? Por favor preciso da resposta se alguém puder . Boa quarentena á todos!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.