Agropecuária intensiva e agropecuária extensiva

Aqui no Geografia Opinativa, já comentamos sobre a classificação das atividades agrícolas conforme as principais técnicas de cultivo. Porém, existe outro tipo de classificação que, totalmente ligada à anterior, ordena os diferentes conjuntos de atividades agropecuárias segundo o grau de tecnologia empregado na produção. É a partir deste critério que se estabelece a divisão entre a agropecuária intensiva e a agropecuária extensiva.

Agropecuária intensiva

Neste tipo de sistema, existe o emprego de técnicas modernas de produção, geralmente com alta produtividade.

Na agricultura intensiva, a biotecnologia, que inclui a manipulação genética de sementes e frutos que aumentam sua resistência a pragas e a mudanças climáticas, por exemplo, e o uso de adubos químicos e orgânicos, são algumas das técnicas que auxiliam no aumento da produção. O maior aproveitamento do solo, diminuindo seu desgaste, também é fator marcante.

Já na pecuária, o gado geralmente vive confinado e recebe regular acompanhamento veterinário, o que acarreta em melhorias no produto final. A ração, por exemplo, geralmente é de alta qualidade.

Agropecuária extensiva

A agropecuária extensiva é aquela praticada em lotes familiares e que utiliza-se de técnicas rudimentares de produção.

Na agricultura, geralmente itinerante, usa-se mão-de-obra familiar e pouco qualificada e técnicas arcaicas de cultivo, o que inclui queimadas e o uso dos arados de boi. A produtividade é baixa e restringe-se a subsistência.

Na pecuária, o gado é criado solto e é alimentado com o pasto nativo. A inexistência de técnicas modernas resulta em uma carne com menor qualidade e pouco competitiva no mercado.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

One Comment

  1. website Reply

    It has some right facts that are written in an easy to recognize manner. Your post is always very helpful. Hold sharing such super and beneficial post.

    I must say you have finished a lovely work. I read your post and I found it as very informative.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.