Classificação das atividades agrícolas: itinerante, de jardinagem, plantation e moderna

As atividades agrícolas, de modo geral, podem ser classificadas conforme as técnicas de cultivo e distribuição dos seus produtos. Partindo deste princípio, podemos ordenar as atividades deste setor em quatro tipos básicos: a agricultura itinerante, a agricultura de jardinagem, a plantation e a agricultura moderna.

Agricultura Itinerante

Este tipo de atividade concentra-se em torno da produção para subsistência. Na agricultura itinerante, o agricultor trabalha sozinho ou em conjunto com seus familiares em uma pequena ou média área de produção, geralmente próximo à sua moradia. São utilizadas técnicas arcaicas de plantio, de colheita e de tratamento de solo.

Queimadas são muito usadas neste tipo de atividade. Imagem: Por Antonio Cruz, da Abr – news (access 2008/27/01, CC BY 3.0 br, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3471569

Este tipo de modelo de produção acarreta na perda rápida de produtividade do solo. Não é difícil a utilização de queimadas para a limpeza da terra, o que acaba por diminuir rapidamente seu número de nutrientes. Isto, então, acarreta na migração destas famílias produtoras para outras terras, onde se repete o mesmo ciclo até seu esgotamento. Daí o nome itinerante.

As queimadas, em geral, proporcionam um aumento de nitrogênio da constituição do solo, o que, em curto prazo, pode significar um aumento em sua produtividade. Porém, após alguns meses, as chuvas carregam esta fina camada de nutrientes, deixando, no fim, um saldo muito negativo.

A agricultura itinerante é comumente praticada na América Latina, África e no sudeste asiático.

Agricultura de jardinagem

A agricultura de jardinagem é amplamente praticada em países da Ásia, como a China, a Índia, o Vietnã e a Tailândia.

Nestes países, o pouco espaço disponível para a agricultura e o relevo pouco propício levou a uma interessante adaptação no cultivo. Por lá, vales de grandes rios e encostas de morros são aproveitadas através de um processo conhecido como terraceamento, que consiste na formação de degraus em regiões íngremes com o intuito de aproveitar as grandes chuvas do verão e impedir a degradação dos solos.

Por AJ Oswald – DSCF2992, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3105929

Neste tipo de atividade, existem também a construção de diques (canais) que auxiliam no processo de distribuição de água. Utiliza-se também grande mão de obra, além de, em geral, necessitar de um cuidado minucioso em sua produção, próximo ao cuidado que se deve ter a um jardim. O produto mais cultivado por esta técnica é o arroz.

Plantation

A plantation é um tipo de produção agrícola centrada na produção em larga escala e utilizando uma grande porção de terra de um único produto, em uma chamada monocultura.

Este tipo de atividade surgiu com o colonialismo dos séculos XV e XVI, sendo posto em prática nas colônias tropicais da América, África e Ásia. É exemplo a produção de cana-de-açúcar, no Brasil, e a de algodão, no sul dos EUA.

Plantation de tabaco nos EUA. Por USDA Photo by: Ken Hammond – http://www.usda.gov/oc/photo/96vs2177.htm, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=111596

O principal intuito da plantation era garantir uma produção em larga escala que gerasse lucro rápido para a metrópole. Todo o dinheiro da produção, portanto, era enviado aos cofres das coroas europeias. Porém, até hoje este sistema continua vivo, principalmente na América Latina. Historicamente, a adoção da plantation relaciona-se com os problemas de mau distribuição de terras no Brasil e em outros países onde ela foi implementada.

Agricultura moderna

A agricultura moderna é resultado das alterações do mercado financeiro mundial nas últimas décadas. Atualmente, grandes grupos empresariais passaram a administrar diversas fazendas pelo mundo, aplicando técnicas modernas de cultivo, que permitem uma grande produtividade. Dentre as técnicas utilizadas, podemos citar o uso de adubos químicos, da manipulação genética e de equipamentos de última geração.

Por Mangan2002 – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=288000

É típica de economias desenvolvidas, mas também é praticada em países com industrialização recente.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

2 Pings & Trackbacks

  1. Pingback: Agropecuária intensiva e agropecuária extensiva - Geografia Opinativa

  2. Pingback: van cleef arpel fake necklace

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.