Os próximos onze

A décadas atrás, com base em estudos, Brasil, Rússia, Índia e China foram destacados como economias que teriam grande poder no cenário mundial futuramente. Esta previsão realmente cumpriu-se, principalmente se formos levar em conta o crescimento do PIB destes países, como a China, foi aí que criou-se o BRIC, que futuramente ganhou a entrada da África do Sul.

Tais estudos não pararam e continuaram avançando. Com base nos dados de hoje, constatou-se que alguns países também teriam grande crescimento econômico futuramente, eram “Os Próximos Onze” (Next 11 – N11).

Bangladesh, Egito, Indonésia, Irã, México, Nigéria, Paquistão, Filipinas, Coréia do Sul, Turquia e Vietnã são considerados os onze países que no futuro poderiam alcançar grande crescimento, figurando entre as potências emergentes do mundo.

Neste grupo, Coréia do Sul, Turquia, México, Indonésia e Filipinas apresentariam economias que facilmente confirmariam tal lista, os restantes teriam que enfrentar alguns desafios que poderiam barrar o crescimento.

* A lista foi feita pelo grupo financeiro internacional Goldman Sachs.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.