A economia da Oceania

Este pequeno continente localizado no pacífico sul do planeta apresenta uma economia muito diversificada e ao mesmo tempo muito contrastante. Basicamente pode-se dividir o continente em dois grupos, um formado pela Austrália e a Nova Zelândia e outro pelos demais países.

As duas grandes potências do continente figuram entre as maiores economias do mundo e ambos destacam-se pelo desenvolvido e muito mecanizado setor primário, principalmente na agricultura e pecuária. Com alta e moderna produção, a Austrália tem grande cultivo de tabaco, vinho, trigo (um dos maiores produtores do mundo) e outros produtos derivados. A Nova Zelândia tem alto grau de produção na metalurgia, siderúrgica, de alimentos, além da boa produção petrolífera, que também é forte na Austrália.

Não pode-se esquecer da bauxita, a matéria prima do alumínio tem a terra do canguru como maior produtora mundial, também em território australiano que encontramos muitas jazidas de diversos materiais como o ouro. O país tem um PIB de US$ 1,507 trilhão, o 13º maior do mundo.

O outro grupo é formado por pequenos países, na maioria ilhas, entre elas Nauru, Tuvalu, Palau, entre outras, sendo que a maior é a Papua e Nova Guiné,. Em geral eles tem uma economia fraca que gira em torno do turismo. Além disso, o exploração de recursos naturais é feita de forma simples e arcaica, além de pequenas plantações.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.