Região Norte – Características gerais, Clima, Relevo, Vegetação e Hidrografia

Vamos agora estudar mais sobre a geografia do Brasil, nosso país guarda uma grande diversidade não só cultural, mas também em seus aspectos físicos, cada região do nosso território tem características diferentes, e é isso que vamos abordar agora, começando pela região norte, onde desde o clima até o relevo, passando pela vegetação e hidrografia, tem forte ligação entre si.

A maior parte do território brasileiro está localizado nesta região, com quase quatro milhões de km² e correspondendo a mais de 40% do território tupiniquim, o norte brasileiro é a região menos populosa e povoada entre as cinco do país, com 16 milhões de habitantes e uma densidade de apenas 3,77 hab./km² (2012) que concentram-se nas grandes cidades como Manaus e Belém.

A região é formada por sete estados, são eles: Acre (AC), Amapá (AP), Amazonas (AM), Pará (PA), Rondônia (RO), Roraima (RR) e Tocantins (TO).

Clima

Parte da região é cortada pela Linha do Equador, nessas áreas as temperaturas costumam ser elevadas, também a região norte caracteriza-se por ser muito úmida. Porém acontecem alguns fenômenos em algumas épocas do ano que jogam as temperaturas de algumas cidade para baixo.

Relevo

O relevo dominante da Região Norte é a planície, chamada de Planície Amazônica, que fica localizada entre dois planaltos. Nas margens do Rio Amazonas (o maior e mais profundo do mundo) exitem os Igapós, áreas que ficam inundadas a maior parte do ano, as Várzeas, inundadas em certos períodos de cheia e a terra firme, que não inunda. Ao norte da região, temos o Planalto das Guianas, onde encontramos algumas serras, localizando-se o Pico da Neblina, o ponto mais alto do país. E por último temos o Planalto Central, ao sul, extensão do planalto da região Centro-Oeste.

Vegetação

É na região Norte que encontramos a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, uma região de mata fechada e árvores altas, também na região é possível encontrar mangues e cerrado. A floresta amazônica é uma casa para grande biodiversidade, que está sendo cada vez mais ameaçada pela atitude humana e o mal preservamento das matas. Os Campos de Hileia, localizados na ilha do Marajó e esparsamente em alguns pontos da Amazônia, também caracterizam a vegetação, sendo considerada extremamente rasteira e vazia.

Hidrografia

A hidrografia gira em torno do maior rio do mundo, o Amazonas, juntos com seus afluentes. O Rio Tocantins também destaca-se, sendo que é nele que localiza-se a maior ilha fluvial do planeta, a Ilha do Bananal.

Fernando Soares de Jesus

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, estudante do curso de graduação em Geografia na UFSC e futuro geógrafo e professor. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

44 Resultados

  1. Edson disse:

    Parabéns! O Blog é muito bom.

  2. Matheus disse:

    muito bom me ajudou muito exelente

  3. Beatriz disse:

    Ameii o blog Parabéns muito bom me ajudou muito!!! vou fazer várias pesquisas aqui..

  4. Hugo S.F.D.C disse:

    Vlw ai me salvou no meio da prova

  5. Rebeka disse:

    Eu muito legal o seu blog.

  6. Douglas da Silva moutinho disse:

    Muito obrigado, mim ajudou muito

  7. Eduardo disse:

    sempre vou usar esse site ele me ajudou muito

  8. DAVI-MORAES disse:

    TENHO UM TRABALHO SOBRE,NORTE,SUDESTE,SUL,CENTRO-OESTE,NORDESTE, ESSE BLOG TA ME AJUDANDO MUITO

  9. Santiago disse:

    Muito muito bom mesmo usei isso pra me ajudar afazer um trabalho de escola sobre a região norte

    Idade:11 anos

    ADOREEIII MESMO

  10. Igor Augusto disse:

    Estou me preparando para uma bolsa de estudo, o site está me ajudando muito, obrigado!

  11. lucas disse:

    este blog e muito legal me ajudou no trabalho da regiao nordeste

  12. Patrick disse:

    Parabéns o vlog é irado

  13. Giulia Freire Pistori disse:

    estou estudando para um trabalho e esse blog está me ajudando muito Obrigada!

  14. edineiva alves da silva disse:

    quais as principais atividade economica desenvolvidas na regiao norte

  15. Fábio Júnior disse:

    Me ajudou muito, obrigado

  16. laura disse:

    tenho um trabalho me ajudou muito

  17. maria julia felisberto disse:

    me ajudara muito eu sei disso, entao obg por existir
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  18. anonimo disse:

    alguém sabe a conclusão disso tudo? Obrigado!!

  19. Gabriela dos Santos Frasson disse:

    Adorei! Mt obrigada ^-^ Me ajudou em um trabalho

  20. KATIANE disse:

    Muito obrigada!foi muito importante pra mim seu artigo

  21. Sérgio Alexandre disse:

    muito bom!

  22. LYDIA disse:

    Muito bom mesmo,me ajudou a fazer me trabalho da região Norte obrigada Fernando

  23. mano, amanhã eu tenho Prova, sobre a Região Centro-Oeste e Região Norte, vou fazer a prova tinindo por causa do seu blog, valeu mano, ajudou bastante.

  1. 23 de março de 2017

    […] e que podem ser facilmente manejados para a utilização como hidrovias, se concentram na região norte, distante do principal eixo econômico do […]

  2. 30 de abril de 2017

    […] as regiões Norte e Centro-Oeste). Amapá, Rondônia, Roraima, Tocantins e Acre, todos estados da Região Norte, nunca tiveram um clube na elite […]

  3. 12 de outubro de 2017

    […] caso da Bacia Amazônica, localizada principalmente na Região Norte brasileira, este rio principal é conhecido como Rio Amazonas, enquanto que os principais […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *