Conheça alguns dos vulcões mais perigosos e interessantes do mundo


Vulcões são áreas onde ocorrem "rachaduras" na crosta terrestre, que geralmente deixam o magma presente nas camadas mais profundas do nosso planeta escapar, podendo ter um formato de montanha ou simplesmente uma falha em que a lava escorre em um modo plano.

No Brasil não existem vulcões ativos, apenas alguns que já adormeceram e não apresentam qualquer risco de erupção, como o São Domingos, em Poços de Caldas, e o Mendanha, no Rio de Janeiro.

Veja agora uma lista com alguns dos vulcões mais perigosos e interessantes do mundo.

MONTE VESÚVIO
Pompeia, cidade destruída pelo Vesúvio. Por Morn the Gorn - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7919520
O Vulcão Vesúvio está localizado próximo a cidade de Nápoles, na Itália. Sua erupção mais famosa aconteceu na Idade Média, quando a lava "soterrou" a cidade de Pompéia, matando muitas pessoas e petrificando diversos corpos humanos, que acabaram preservando-se até hoje, exatamente na mesma posição que estavam no momento. A última erupção aconteceu na década de 40 e está constantemente ativo, propício a uma nova erupção a qualquer momento.

ETNA


Outro vulcão italiano, localizado na ilha de Sicília. É considerado o vulcão mais alto da Europa, com mais de 3.300 metros de altura. Também está ativo, porém sua periculosidade é pequena, entrando para a lista dos mais interessantes vulcões, já que suas erupções (a última em abril de 2013) contribuem para o fértil solo para a agricultura na região.

OJOS DEL SALADO
Por Janne Corax - en:Image:Ojossummits.jpg at English Wikipedia, CC BY-SA 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2129606
Ojos Del Salado está localizado no Deserto do Atacama, em território chileno, com cerca de 6900 metros de altura. O formato conífero, caracterizando-o como uma estratovulcão, o deixa na lista de um dos mais interessantes do mundo, assim como o Etna.

MONTE SANTA HELENA


Localizado no estado de Washington, no noroeste dos Estados Unidos, o Monte Santa Helena é um vulcão que geralmente libera muitas cinzas perigosas. Sua última erupção aconteceu em 1980, matando dezenas de pessoas.

PICO DE ORIZABA

O pico de Orizaba é um vulcão mexicano considerado o ponto mais culminante do país. Foi de extrema importância para o desenvolvimento e cultura do povo Azteca.

MONTE YASUR


Localizado na ilha de Vanuatu, na Oceania, o vulcão Yasur é um dos mais perigosos do mundo, por conta da sua chama incandescente, a última explosão aconteceu em 2012.

MONTE KILAUEA
Por Brocken Inaglory - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4208644
O Vulcão Kilauea está localizado na ilha do Havaí, no Oceano Pacífico. É considerado um dos mais ativos do mundo. Sua última erupção ocorreu em 2011.

Gostou da nossa lista? Comente!
Fernando Soares
Fernando Soares

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »