Enclave e exclave


Enclaves são regiões (independentes ou não) que ficam dentro de outra nação, não tendo divisa com outro país, ficando cercado ou "enclaustrado" dentro do território alheio. Um exemplo de enclave é Lesoto, encravado dentro do território Sul-Africano.

Um enclave também pode ter saída para o mar, porém ela deve ser restrita a divisa com um único país. Um exemplo é Brunei Darussalam, um país independente localizado na ilha de Bornéu, é considerado um enclave pois tem apenas uma pequena saída para o oceano, fazendo divisa somente com a Malásia.

Enclave Fictício

No exemplo acima, temos um enclave fictício, em que o território C (pertencente ao A) fica localizado dentro do território B, sendo assim tal território C é enclave do território B.


Usando o exemplo acima, também temos um exclave, só que desta vez entre território A e C, já que C é parte constituinte de A, porém ficando desanexado do território do país. Exclave é exatamente isto, uma parte do território de certa nação enclavado em outro país, sendo assim, um exclave também pode ser um enclave, mas isto não é uma regra.

Brunei também tem uma parte desanexada dentro do território malaio, sendo assim, o país é um enclave e tem parte do seu território como exclave também dentro da Malásia. Kaliningrado é um exclave russo fora do território do país, estando localizado entre Polônia e Lituânia, porém neste caso não é um enclave, pois faz divisa com mais de um país.

Nesta confusão de exclaves e enclaves, temos um que chama atenção, é o chamado Enclave Bangladesh-Índia, que são uma série de exclaves, 102 indianos dentro de Bangladesh e 71 bengalis dentro da Índia. Mas não para por aí, pois existem cerca de 28 contra-conclaves, territórios que ficam dentro do enclave de Bangladesh que por sua vez fica dentro do território indiano e 1 contra-contra-conclave, um enclave Indiano que fica dentro de um território de Bangladesh que, por sua vez, fica localizado em um enclave da Índia dentro de Bangladesh.






Fernando Soares
Fernando Soares

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »