Estrutura Geológica: Escudos Cristalinos, Dobramentos e Bacias Sedimentares


Uma estrutura geológica é formada por diferentes tipos de terrenos que constituem características distintas. Algumas mais antigas e sólidas, outras recentes e fracas, cada uma com sua peculiaridade. São elas: Escudos Cristalinos (Maciços Antigos), Dobramentos (Antigos ou Recentes) e Bacias Sedimentares.

Escudos Cristalinos - São mais antigas e muito resistentes, geralmente constituindo planaltos e ricos em ferro, formadas por sedimentos vulcânicos a milhões de anos atrás, que vão desde rochas magmáticas até metamórficas, entre elas o granito. A Serra do Mar e a Serra dos Carajás são bons exemplos localizados no Brasil.


Dobramentos - Dobramentos são resultados de derramamentos vulcânicos ocorridos a muito tempo atrás. No Brasil, a terra roxa, caracterizando-se por ser um solo muito fértil, é um tipo de dobramentos. Dividem-se entre modernos (Andes, Himalaia, entre outros) e antigos (Apalaches, por exemplo).

Bacias Sedimentares - O mais frágil dos três terrenos, é constituindo meramente por sedimentos acumulados por milhões de anos, desde de dejetos da era glacial até os dias atuais, rico em carvão mineral e petróleo, cobrindo maior parte do território brasileiro.






Fernando Soares
Fernando Soares

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »