As fases da lua


Por não ter luz própria, a lua depende do sol para ser iluminada. E, dependendo da sua posição em relação a grande estrela, ela é vista daqui da Terra de forma diferente.

Explicando melhor, "ver de forma diferente" nem seria a frase certa. O que acontece é que temos uma mudança na irradiação que é retida pela face da lua que fica sempre virada a nós.

A lua apresenta quatro fases mais conhecidas, além de outras intermediárias. A primeira é a lua nova, que é quando nosso satélite natural fica entre a Terra e o Sol, sendo assim, a face iluminada da lua é a que está no outro lado, e a que está apontada para nós não é vista, pois não está recebendo luz.

Em sentido anti-horário, temos a segunda fase, é o quarto crescente, que é quando ela fica de forma paralela a Terra, sendo que apenas uma parte dela é iluminada pelo sol, em forma de meio-círculo.


Após isso, temos a lua cheia, quando a lua localiza-se na parte de atrás do nosso planeta, que por conta da sua inclinação, recebe luz do sol na parte visível a nós, já que esta está voltada em direção a grande estrela.

Por último, o quarto minguante acontece quando a parte da lua que pode ser vista por nós já começa a deixar de ser iluminada, sendo que o quarto dela ainda pode ser vista.

Essa sincronização ocorre por causa do movimento de rotação da lua. Todas as fases ocorrem em cerca de 29,5 dias, que é quando termina o período de lunação para o início de outro.





Fernando Soares
Fernando Soares

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »