23 de dezembro de 2013

Primeira, segunda e terceira revolução industrial

O nosso mundo está em constante evolução. Na história da humanidade, tivemos inúmeros avanços durante milhões de anos, porém, quando relacionamos a indústria, podemos destacar três momentos históricos, conhecidos como a primeira, segunda e terceira revolução industrial, que foram marcantes, trazendo transformações na vida da época de forma mais impactante do que as atividades humanas do passado.

Quer ser o primeiro a receber nossas atualizações? Curta nossa página no Facebook. Muito obrigado 😀

Primeira Revolução Industrial

Esta primeira mudança impactante no modo de trabalho do homem ocorreu em meados do séc. XVIII, na Inglaterra. Era o surgimento das indústrias, que sobrepunham o então trabalho de manufatura.

Nesta época, a vida da população transformou-se totalmente, deixando a vida mais parada do interior para um processo de rápida entrada no capitalismo: a partir de agora as famílias se adaptariam a esse frenético ritmo, trabalhando por mais de 12 horas por dia nas indústrias, em condições precárias e morando em lugares sujos e apertados.

Nesta revolução, começou-se um processo de fabricação de produtos de forma mais rápida e, com isso, um consumo maior e um comércio mais forte. Também nesta época tivemos um grande crescimento nas cidades. Logo a revolução espalhou-se para outros países europeus, atingindo também os EUA e o Japão. Máquinas eram movidas à vapor, influenciando muito no sistema de transportes. A indústria têxtil foi o principal setor desta primeira revolução.

Segunda Revolução Industrial

A Primeira Revolução Industrial impulsionou a indústria, de forma que propiciou um grande crescimento nas cidades, como explicado acima. Porém, o anseio de crescimento e de criação de novas formas de facilitar a vida humana não parou por aí. Foi em meados de 1870 que surgiu a Segunda Revolução Industrial, também conhecida como segunda etapa da que ocorreu séculos antes.

Dentre os avanços desta época, podemos destacar a energia elétrica, o motor à explosão, o aprimoramento de meios de comunicação com o surgimento de telégrafo e a metalurgia.

Essas técnicas deram ainda mais flexibilidade para as indústrias, alçando ainda mais lucros.

Terceira Revolução Industrial

Também chamada de Revolução Tecnocientífica, esta fase da Revolução Industrial iniciou-se no século XX e tem como principal característica e evolução da informática.

Esta revolução também trouxe mudança na vida das pessoas, agora o mundo iniciaria a era da integração e também da globalização.

Além da informática, o desenvolvimento tecnológico da indústrias, principalmente da automobilística, a robótica, a biotecnologia, a indústria espacial, a genética, entre outros campos tiveram grande evolução na Terceira Revolução Industrial.

Deixe uma resposta