Além das Confederações: Nigéria, um dos países mais populosos do mundo

Nigéria é o país mais populoso da África e um dos mais populosos do mundo

A Nigéria é um país localizado no continente africano, próximo ao Golfo da Guiné, fazendo divisa com Benin, Chade, Camarões e Níger, a sua capital é Abuja.

Atualmente, a Nigéria é um dos países com menor qualidade de vida do mundo, seus indicadores sociais são baixos, um exemplo é o IDH, cujo índice não passa de 0,471. Dentro do país, o Rio Níger é o mais importante.

Apesar de não ser a capital, Lagos é a cidade mais populosa, destacando-se dentro da Nigéria. A moeda é o Naira e a população é que quase 150 milhões de habitantes, um dos países mais populosos do mundo. A área é de cerca de 923.768 km². O idioma oficial é o inglês.

Apesar de ainda ser um país considerado pobre, a Nigéria tem níveis econômicos maiores que seus vizinhos e uma das economias que mais crescem no planeta. A maioria esmagadora da população é negra, isso inclusive deu o nome ao país, já que “Nigéria” é um fusão das palavras níger que significa “negro” e área.

Por fim, uma grande curiosidade da Nigéria é sua indústria cenográfica, a terceira maior do mundo, apesar dos investimento serem muito menores se comparadas com os outros estúdios. O maior orgulho do cinema nigeriano é “Vivendo no Cativeiro”, o maior sucesso já produzido por “Nollywood”.

Em breve o “Além das Confederações” vai falar sobre o Japão, o primeiro adversário do Brasil no torneio preparatório para a Copa do Mundo, aguardem. Leia mais da nossa série:

Uruguai, os nossos vizinhos do sul
Tahiti, a maior ilha da Polinésia Francesa
Espanha, a terra da tourada

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.