Região Sudeste – Características gerais, Clima, Relevo, Vegetação e Hidrografia


O sudeste brasileiro é a região mais populosa do país, com aproximadamente 80 milhões de habitantes, onde localizam-se as duas maiores metrópoles tupiniquins, São Paulo e Rio de Janeiro. É formada por quatro estados: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Espírito Santo (ES) e Minas Gerais (MG), tendo cerca de 924.510 km² e um IDH considerado elevado. É a região mais povoada do Brasil, com uma densidade demográfica de 84,21 hab./km².

Baixe os mapas dos estados da região Sudeste, feitos pelo Geografia Opinativa. Clique aqui.

A região sudeste também é considerada a mais rica do nosso país, com um PIB que corresponde a quase a metade da soma do Produto Interno Bruto de todo Brasil, com a maior parte da população vivendo em áreas urbanas das grandes metrópoles.

Clima

O clima da região sudeste é caracterizado pelo clima tropical no litoral das baixadas capixaba e fluminense, também na parte setentrional mineira e oeste paulista, onde a temperatura costuma ser elevada e durante o ano ocorrem variações secas e chuvosas. Por conta da altitude, as temperaturas caem neste clima, formando o chamado clima tropical de altitude, onde localiza-se, por exemplo, Campos de Jordão e Ouro Preto.

Os climas subtropical e semi-árido também são vistos na região, o primeiro no sul do estado de São Paulo, próximo a divisa com o Paraná, com uma grande variação térmica e boa distribuição pluvial, e o segundo no norte de Minas Gerais, caracterizado pela aridez e baixa pluviosidade.

Relevo

O relevo da região sudeste é bem variado, encontramos planícies costeiras, largas, na formação de baixadas, ou estreitas, onde é comum a formação de lagos, praias (que englobam as famosas praias cariocas) e até mesmo restingas, além das serras, como a da Mantiqueira e Canastra, caracterizada por formações cristalinas e irregulares, planaltos e escarpas.

O Planalto Meridional é caracterizado por rochas mais frágeis e resistentes, geralmente constituídas de sedimentos ou restos vulcânicos, neste caso formando o planalto arenito-basáltico, entre ele e as elevações leste e sudeste, encontra-se também a depressão periférica.

Vegetação

A vegetação é formada principalmente por florestas tropicais, porém também podemos encontrar em alguns casos matas Ciliares e de Galerias. Em menor escala, temos também o cerrado e a caatinga.

Hidrografia

Os rios encachoeirados da região contribuem muito para o grande número de usinas hidrelétricas. Pode-se destacar algumas bacias como a do Paraná, formada pela junção dos afluentes dos rios Paranaíba e Grande, algumas das maiores usinas do país localizam-se nesta bacia hidrográfica, como a de Urubupungá, São Simão e Três Marias.

O rio mais importante da região nordeste, o Rio São Francisco, nasce em Minas Gerais, na Serra da Canastra. Além disso, as bacias do leste (formada pela união de outras bacias secundárias) e do sul-sudeste também destacam-se neste âmbito.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, estudante do curso de graduação em Geografia na UFSC e futuro geógrafo e professor. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

2 Pings & Trackbacks

  1. Pingback: Os modais de transportes no Brasil - Geografia Opinativa

  2. Pingback: Geografia do Campeonato Brasileiro de Futebol - Geografia Opinativa

61 Comments

  1. Stefanny Vadconcelos Reply

    Nossa eu também pesso obrigado,me ajudou muito tambem.Que Deus lhe abençoe na sua carreira de professor.Parabéns!!

  2. Bjgamer Reply

    Cara parabéns eu curti seu feito de esplicar e tirei 9,8 no trabalho grassas a VC tomara que tua carreira seja bastante valorosa pra VC como esse trabalho foi pra min

  3. Gabriel Fernandes Reply

    Muito Bom e Tal mais falto uma coisa que me chamou atenção o sudeste e considerada a região mais alta do pais e tem o pico da neblida q e o ponto mais alto então achei bom eu criticar pra vc colocar e tals mais muito bom me ajudou muito boa sorte na vida!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *