Resumo: Diferenças entre socialismo, comunismo e capitalismo

Capitalismo, socialismo e comunismo são diferentes sistemas político-econômicos. Durante a guerra fria, Capitalismo e Socialismo dividiram o mundo, cada um representado por uma grande potência, os EUA, do lado capitalista, e a União Soviética, no lado socialista. Isto acentuou ainda mais as diferenças entre os dois países.

O socialismo visa uma sociedade totalmente igualitária, sem distinção nas classes sociais e total controle de renda e comércio pelo Estado, onde existe uma socialização dos meios de produção. Já o capitalismo é o oposto, onde o acúmulo de bens e a abertura para a globalização são alguns dos elementos principais. Neste sistema, vemos que existe um cenário propenso para o grande crescimento econômico e investimentos estrangeiros, porém, problemas como a desigualdade social, isto é, a concentração do lucro nas mãos de poucos, são bem comuns.

O comunismo é uma fase avançada do socialismo. Diferente do anterior, não necessita da existência de um Estado para controlar e impedir a entrada do capitalismo.

Atualmente, o grupo dos países socialistas são vistos como mais fechados. Obviamente, por adotarem outro sistema (como Cuba, por exemplo), tais nações tendem a se interligarem mais entre si. O bloco dos países capitalistas hoje são intensa maioria. São comuns a existência de blocos econômicos que ajudam as nações incluídas a um maior crescimento.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

78 Comments

  1. Hilário Ernani Szinvelski Reply

    Conseguiram te doutrinar! Reveja o teu texto, por favor! Os dois últimos parágrafos constituem-se em aberrações conceituais.Vemos no último: Países socialistas (Cuba, por exemplo), são vistos como mais fechados. Eles não são vistos (como se fosse uma opinião), ELES SÃO OS MAIS FECHADOS. É proibido ao cidadão de sair dele. Tente furar as cercas da Coréia do Norte. Com certeza, seu corpo ficará com um quilograma a mais pelo chumbo que receberá! Cuba socialista? Bah, cara! Regime totalitário que matou através das armas mais de um quarto de sua população para implantar o marxismo. E muitos mais de fome! Quanto a desigualdade? No comunismo todos são iguais, verdadeiros escravos, menos os chefes, minguando de fome e sem amparo estatal pois o estado (e tudo o que se produz) é destinado ao Ditador e sua camarilha de chefes.

    1. Fernando Soares de Jesus Post author Reply

      Olá, Hilário! Não julgo sua opinião sobre o socialismo. Cada um tem livre arbítrio de interpretar a história como quiser. Mas não entendi sua postulação acerca dos dois últimos parágrafos. Os países socialistas de hoje são vistos como os mais fechados. E não coloco isto como uma opinião. Realmente, eles os são (acredito que nem o mais assíduo marxista negaria isto, nem que seja, na visão destes, para defender o regime do capitalismo externo). Em relação a busca pela igualdade, realmente o socialismo, em tese, visa a extinção das classes sociais. Se isto foi colocado em prática ou não dentro dos regimes comunistas, é, como eu disse, interpretação histórica da cada um. Eu tenho meus posicionamentos, alguns mais à esquerda, outros, não, e você pode ter o seu. Espero que continue lendo o Geografia Opinativa.

      1. José Gilberto Martins Manvailer Reply

        Ok, Fernando! Concordo contigo que cada um tem seu posicionamento! E digo mais, sua liberdade de expressão. Inclusive, é fruto da liberdade que exercemos em nosso país. Creio e com toda a certeza, se, no Brasil não tivesse ocorrido a revolução de 1964, com a mão firme das Forças Armadas, seríamos uma Cuba ou talvez, uma Coreia do Norte, ou qualquer outro pais do mundo em que vive na opressão e sem liberdade. O que estamos vendo hoje em nosso pais, é exatamente o comunismo lentamente tomando conta de tudo, fruto desses partidos de Esquerda que se revezam no poder a mais de 20 anos (PSDB, PT, PMDB, etc.), o que foi implementado, sem qualquer dúvida sob o manto dos PTralhas. Os comunistas, seguindo a Cartilha de Lênin, fazem o trabalho de doutrinamento, exatamente nas escolas, que aliás, querem influenciar as pessoas, tentando vender o comunismo/socialismo como se fosse um dos melhores regimes. A cartilha de Lênin (com seus “mandamentos”) orienta a seus adeptos, a não pegar em armas, mas sim, doutrinar os jovens nas escolas. O que vejo sim, que falta nas grades curriculares das escolas brasileiras, principalmente, do ensino fundamental, é a matéria de Educação Moral e Cívica. Algo que é abominável pelos comunistas. Portanto, essa conversa “mole” é nada mais do que uma estratégia de doutrinamento de regime comunista, que é mau, que é ruim, que é perverso e que tolhe a liberdade de um povo.

        Segue o decálogo de Lênin em seus “dez mandamentos” e que possa ser analisado e tirado uma conclusão sobre o que é o comunismo!

        1.Corrompa a juventude e dê-lhe liberdade sexual

        2.Infiltre e depois controle todos os veículos de comunicação de massa;

        3.Divida a população em grupos antagônicos, incitando-os a discussões sobre assuntos sociais

        4.Fale sempre sobre Democracia e em Estado de Direito, mas, tão logo haja oportunidade, assuma o Poder sem nenhum escrúpulo;

        5.Colabore para o esbanjamento do dinheiro público;

        6.Coloque em descrédito a imagem do País, especialmente no exterior e provoque o pânico e o desassossego na população por meio da inflação;

        7.Promova greves, mesmo ilegais, nas indústrias vitais do País;

        8.Promova distúrbios e contribua para que as autoridades constituídas não as coíbam;

        9.Contribua para a derrocada dos valores morais, da honestidade e da crença nas promessas dos governantes. Nossos parlamentares infiltrados nos partidos democráticos devem acusar os não-comunistas, obrigando-os, sem pena de expô-los ao ridículo, a votar somente no que for de interesse da causa socialista;

        10.Procure catalogar todos aqueles que possuam armas de fogo, para que elas sejam confiscadas no momento oportuno, tornando impossível qualquer resistência à causa…

        1. Iago Silva Reply

          PSDB/PMDB esquerda ? kkkkkkkkkkkk só falta falar que o nazismo é da esquerda também só porque o partido que o hitler pegou era, que piada, ambos partidos que tu citou pode te sido criado por pessoas da esquerda, eram pessoas contra a ditadura, mas nunca foram esquerda e sim direita, só ver a ideologia que ambos partidos pregam, esquerda é PT/PSOL/PC DO B, vamos estudar um pouquinho…

          1. Danilo Batista

            Vamos estudar um pouquinho? Vc concerteza não leu o quarto mandamento de Lênin, certo?. Iago Silva, vc que se acha o entendido deveria analisar e entender que vc é o resultado que os defensores do comunismo querem. Vai achando que PSDB e outros estão te defendendo. Acorda e realmente vá estudar pq ficar ai achando que sua opinião formada por partidos políticos é relevante. Se ta brincadeira..
            PARABÉNS JOSE GILBERTO MARTINS.

          2. JARBAS DE BRITO

            Caro Iago, PSDB e PMDB são partidos também de esquerda que formam o chamado “Sistema” para se manter no poder através de money vindo da corrupção. Por exemplo, o vice de Dilma quem era? de qual partido? Fernando Henrique Cardoso, José Serra, etc que já foram presidentes do PSDB foram exilados políticos. O que você vê no cenário político, eles se digladiando é pura encenação. Pense nisso.

          3. Hercilio

            Santa ingenuidade! Se o pmdb é direita o que ele faz no congresso mundial comunista na China? O PT votou em bloco pra livrar o Aécio Neves de perder a imunidade, e vc ainda acreditando que não são de esquerda.. pelamor!

        2. Iago Silva Reply

          E você acha bom liberar arma para qualquer um igual no EUA ? vamos pensar mas um pouquinho , não é porque a direita é favor de liberar geral que devermos achar que tá certo, no EUA por causa dessa política escrota de qualquer um comprar arma que morre vários inocentes , arma é para o cidadão do bem e não para qualquer um..

          1. Danilo Batista

            Mas bandido é do bem ou do mal? Bem isso não interessa!. Agora se pergunte, um bandido precisa de autorização pra obter uma arma? Ele já possui enquanto você está pensando nisso. Ele armado e vc não, vai fazer oque pra se defender, caratê jiu jitsu??

          2. Laura

            Hahahah…acho incrível.
            “ARMAMENTO N PODE!!! VAMOS COLOCAR ARMAS EM MÃOS PERIGOSAS” Ahh.. pensa um pouco..as armas já n estão em mãos perigosas? Já n estão em bandidos, estupradores etc? Meu filho.. e se eu t falar q hj em dia, é facinho vc comprar uma arma lá na favela mesmo tendo ou n a liberação d porte d armas.. se tivermos uma lei rígida..o cara vai pensar duas vezes antes d praticar um ato mal á sociedade.
            Todos dizem q, a libertação d porte d armas, vai ser algo d risco pois vai colocar armas em mãos erradas..Mas n percebem q, as armas já estão em mãos erradas mesmo sem uma lei q aprove..‍♀️

        3. Ronald Reply

          A diferencias entre Brasil, cuba e Coreia do norte, se não houvesse o golpe em 64 seríamos uma Rússia atual, temos muitas riquezas em nosso país o capital estrangeira precisa do Brasil o Brasil economicamente por se só é auto sustentável, cuba é uma ilha onde importa quase tudo depende do capital estrangeiro o mesmo a Coreia do norte que mesmo assim conseguiu vencer o capitalismo imagine prasil se decidir não ser curral dos Estados Unidos.

        4. Alexsander de Mendonça Reply

          Boa noite,

          Com todo o respeito quero salientar alguns pontos do teu argumento.
          1º fruto da liberdade de expressão que temos hoje, nada tem haver com o que aconteceu em 64, mas sim o que aconteceu nos anos seguintes até atingirmos a democracia novamente, pois no período de 64 a 84, muita liberdade de expressão foi tolhida. Fica muito fácil defender liberdade de expressão só para aquilo que acreditamos, e como não tenho bola de cristal não posso afirmar que viraríamos uma Cuba ou Coreia do Norte, o que sei ´que não viramos uma França, Inglaterra, Noruega, etc,

          2º Sobre os dez mandamentos de Lênin, vou ser objetivo.

          os 5 primeiros são amplamentes difundidos desde a década de 60 nos EUA, bastião do capitalismo e democracia, e somente a posterior reproduzido por estas bandas.

          O item 6 é até estranho falar, pois nosso país nunca teve uma melhor imagem no exterior do que no governo Lula e a inflação esta controlada a 25 anos.

          O item 7 fala de greves….. isso ocorre em todos os países do primeiro mundo, desde da revolução industrial.

          Item 8, nos principais países democráticos e capitalistas do mundo há muito distúrbio em função das muitas injustiças sociais e concentração de riqueza.

          item 9, como já disse a derrocada moral da sociedade começou fortemente nos anos 60 nos EUA, tanto que no oriente (Japão, coreia do sul e outros) lutam até os dias de hoje para tentarem manter suas tradições de respeito, educação, etc.

          10. Sobre isso, posso parecer repetitivo, mas nos EUA, em muitos estados, todos que compram armas são obrigados a darem todos seus dados para haver rastreamento em caso de algum crime ou talvez para isso que tu afirma.

          Poderia citar muitas outras coisas, mas quero terminar dizendo que o contrário de democracia é ditadura e essa pode ser de esquerda ou de direita, que será ruim de qualquer jeito, o que temos que discutir é que tipo de capitalismo queremos, esse predatório em que vivemos ou algum alternativo onde há uma melhor distribuição de renda e uma preocupação com os aspectos sociais.

          Um abraço!

          1. Garrido ૪ (@Airton_Garrido)

            Parabéns! “O contrário de democracia é ditadura e essa pode ser de esquerda ou de direita”. Essa frase já expõe bem o que muitos dos comentadores árduos de direita e esquerda aqui deveriam refletir. O golpe de 64 foi uma tomada de poder militar com a justificativa de uma possível ameaça comunista no Brasil, diante disso instauraram uma ditadura opressora e cruel. Inaceitável esse tipo de regime, mesmo que seja de esquerda ou de direita. O Brasil precisa ser reeducado sobre nosso passado, não conhecem nem o que a sua frente imagine o que esta no passado.

          2. Paulo Santos

            Resumindo o Lula nao conseguiu fazer do Brasil uma Coreia do Norte onde nao ha liberdade de expressao e nem o direito de ir e vir e onde o povo e escrsvo do estado. E proprio do ser humano quem detem o poder quer tudo para si.
            Nao sonhem q vai ser diferente com qualquer governante.

        5. Edmar Reply

          demonstrou entendimento mas nem todos têm um discernimento sobre o assunto,espero que todos os leitores não sejam bitolados e se abram ao entendimento

        6. Cinthia Reply

          Parabéns José Gilberto, fez uma excelente reflexão e análise politica do Brasil, concordo plenamente com você, e gostaria de compartilhar se me permitir. Triste é os PEtistas não conseguirem enxergar e perceberem essa crueldade política que é a ditadura comunista.

  2. Edgard Reply

    Bela iniciativa, Fernando! Meus parabéns! Precisamos submeter o nosso país a uma profunda transformação. Para tanto, devemos, como bem sabemos, partir da educação. Espaços para discussão de assuntos relevantes, a exemplo do tema que você aborda, devem ser aproveitados para, respeitosamente, debatermos e buscarmos a ampliação do nosso conhecimento e, consequentemente, alimentarmos em nós, a possibilidade de um Brasil melhor. Um grande abraço, Fernando!

    1. Allan Pizzetti Reply

      Vc provavelmente não entende porque está se atendo ao socialismo na teoria, mas quando vc estudar a história dos países em que o socialismo foi aplicado e a vida das pessoas nestes países, então vc irá entender poque tanta gente condena o socialismo, principalmente as pessoas que vivem ou viveram em países socialistas.

  3. Lukas Perin Reply

    bom… o Capilaismo não é o melhor modelo de economia…. mas é o único que funciona, podemos tirar isso vendo os comparando a Coréia-do-Norte e a do Sul, Onde norte é um país totamente falido sem alimento, e o outro cresce mais que Bambu depois do segundo ano de vida, Marx nem deveria ter existido, aquele psicopata genocida barbudo, que mascarava suas ideias e quando dava errado colocava sua culpa em outra coiisa.

    “As classes e as raças, fracas demais para dominar as novas condições de vida, devem ser submetidas à dominação.
    Quando a revolução socialista acontecer, quando a guerra de classes acontecer, haverão sociedades primitivas na Europa dois estágios atrás, porque elas nem sequer são capitalistas ainda.
    Os bascos, os bretões, os escoceses, os sérvios, que chamo de “lixo racial” tem que ser destruídos porque, estando dois estágios atrás na luta histórica, será impossível trazê-los ao nível dos revolucionários.
    Os húngaros e os povos eslavos são imundos e a Polônia não tem razão para existir.
    As classes e as raças, fracas demais para conduzir as novas condições de vida devem deixar de existir. Elas devem perecer no holocausto revolucionário.”

    -Karl Marx O lixo humano

    1. alcides57 Reply

      Karl Marx e a sua teoria expressada no seu livro “O Capital” jamais foi contestada. A transferência de renda que há nas classes sociais no mundo, sempre dos mais pobres para os mais ricos permanece absoluta. Quanto à forma dele fazer valer o seu regime pela força e submissão é uma grave doença da alma. Mas isso existe nos demais regimes econômicos do mundo. No momento atual estamos vendo isso claramente. Alguns postos de comando foram alcançados por pessoas que pensam como Marx, Stalin, porém sob outro regime, o capitalista. E assim toda a humanidade corre riscos de desagregação social e econômica com consequências desastrosas. E isso já foi previsto, as profecias estão sendo cumpridas e Deus prevalecerá. Então os maus serão extirpados e haverá um só Senhor. DEUS!

  4. Felipe Tartuce Reply

    Se nem o socialismo deu certo, imagina o comunismo.
    O ser humano tem a tendencia a ser preguicoso, se nao houver o estimolo do capitalismo de conquistar as coisas a nacao nunca ira crescer e cada vez mais ira regredir.
    Nao ha nenhum sistema perfeito, porem o capitalismo eh o que se mostra mais eficiente hoje em dia.
    Se pegarmos a parte boa de todas as doutrinas teremos uma nacao forte e igualitaria, veja alguns paises na europa que visam diminuir a diferenca entre as pessoas dando estudo e condicoes de trabalho, sem falar no baixo nivel de corrupcao.

    1. Felipe Reply

      eu apoio o capitalismo mas suas “defesas” ao mesmo, qualquer um encontra em um blog qualquer, tente convencer de forma mais integra essa sua visão em relação ao estimulo, é no mínimo estupida, podemos ter o estimulo de ajudar ao próximo, por exemplo, então em resumo o capitalismo nem o socialismo muito menos o comunismo, é uma saída para um mundo de desgraça, pois mesmo que o comunismo seja implantado(por meio de uma guerra que mataria muita gente) não seria nem de longe um mundo de paz já que aqueles que perderam amigos e familiares na guerra contra o capitalismo ficariam revoltados, espero um dia viver em um mundo capitalista com direitos básicos como a educação e a saúde, sem planos sócias que visam o comodismo e a conversão, e sim que planos de governo que estimulem o pais e que crie empregos.

    2. Paulo Santos Reply

      Bem pensado, o capitalismo e o melhor sistema pois premia quem se esforça mais apesar de estar longe da perfeiçao.
      Essa historia de socialismo seria bom se nao existissem os folgados preguiçosos q so querem levar vantagem sem trabalhar como MST E MTST etc.

  5. marcelo Reply

    Eu ainda prefiro correr atras do pao que esperar ele chegar na minha mesa.. pois ai aceitarei qualquer coisa que vier… vamos cultivar a inteligencias, ser bravo com nossas fraquezas e bravos em defender a verdade!

    1. Diego Reply

      Enquanto você escolhe o que vai comer de café da manhã “correndo atrás”, milhões de pessoas passam fome no Brasil. E não me venha falar que você mereceu escolher o que comer, porque esta história de meritocracia surge no mundo capitalista para que você se esforce e gaste toda sua força trabalhando com a intenção de um dia se tornar rico ou algo do tipo, mas a verdade mesmo é que você ta dentro de uma lógica mercadológica que quem sai ganhando são os grandes empresários independente do serviço que você presta dessa sociedade . Uma pessoa negra que nasce na favela, vai ter muito mais obstáculo na vida que uma pessoa de classe média, branca por exemplo. E se algumas pessoas da favela por exemplo, conseguem uma ascensão econômica e social através de um esforço descomunal (diferente do esforço de uma pessoa branca de casse média), são a raridade, o resto dessa população batalha para sobreviver entrando no crime, trabalhando muito mais que 8 horas por dia, entre outras coisas desumanas e passando fome e insegurança. E isso entra a discussão do ESTADO capitalista que privilegia uma pequena parcela da sociedade e discrimina a maior parte dela (haja visto as políticas públicas na atual conjuntura, privilegiam o grande capital e os grandes empresários, e quem paga a conta é a população). Inteligência todos temos, mas alguns preferem pensar com o que ta posto, com isso não precisa gastar sua capacidade mental pra desvendar a realidade concreta. é melhor viver com o que ta posto já que você em seu egoísmo, não passa fome e tem onde morar. O resto que se lasque, não é mesmo? Vamos pensar de um jeito mais totalizante, isso faz bem pra alma e pra sociedade como um todo. Você não é diferente do que as pessoas que passam necessidade não, lembre-se disto. Do que adianta correr atrás do pão de cada dia, já que outras pessoas não tem condições pra isto. Estamos num mundo onde reina é o egoísmo. Não estou argumentando que não devemos trabalhar e buscar nossa sobrevivência, este discurso coloca reflexões para pensarmos em uma sociedade melhor. A culpa não é do cidadão, a culpa é de um sistema manipulante chamado capitalismo. Em tese nenhum pais se tornou realmente comunista, mas não creio que o sistema capitalista seja a melhor opção. Este sistema esta acabando com o mundo, com uma produção de massa sem limites. Esgotando todos os recursos naturais existente em prol de cada vez mais lucro das grandes empresas. O mundo era pra servir pra gente sobreviver dele e interagir e não para destruí-lo. Quem vai pagar por isso não somos nós, mas qui ça nossos netos e bisnetos possam já sentir na pele essa destruição advindos dessa organização capitalista que só pensa em dinheiro e poder.

      1. Marcos Quixadá Reply

        Cara, nunca li tanta merda em um texto só. Irmão, põe na sua cabeça, as pessoas não pedem pra nascer. Você quer fazer o quê? Acabar com a fome mundial? Você quer ficar alimentando os pobres enquanto passa a mão na cabeça deles? Tratá-los como bicho? O sistema capitalista não é perfeito, é óbvio, é apenas o melhor. Simplesmente porque você dá oportunidade as pessoas de melhorarem de vida. Ponto. A pessoa que nasceu pobre e que não pediu pra nascer, pra não passar fome, vai ter que se virar nos 30 filho. É isso. Não tem conversa. Não estou sendo egoísta. Pessoas como você, com “pena” destes, acomodam-os. Que incentivo uma pessoa dessa vai ter para trabalhar e buscar algo a mais na vida? Se sempre lhe dão tudo? Ou você vai chegar uma hora e dizer, “Pronto meu filho, acho que a sua fome já passou, agora já pode ir trabalhar”. Vamos parar de procurar culpados e simplesmente querer correr atrás do seu, independente de cor, classe econômica, social, política e seja lá qual for. O mundo precisa de pessoas que queiram contribuir com o desenvolvimento da nação. Não estou falando pra ignorar as pessoas e pensar somente em lucro. Mas o melhor programa social é o trabalho. Devemos ajudar sim essas pessoas, mas não vai ser apenas ignorando o mundo capitalista e colocando comida na boca deles que vai resolver. O empregador não vive sem o empregado e vice-versa. Então, novamente, vamos parar de procurar culpados e procurar fazer mais, focar nos problemas reais. Existe sim meritocracia, uma pessoa que não arranjou desculpas, foi lá, batalhou por uma vida inteira, e conseguiu chegar em algum lugar. Novamente, não existe um sistema perfeito. Existe um sistema mais justo. É preciso pensar no mundo como uma grande pirâmide, independente de sistema. Sempre existirá alguém no comando e no topo. E você estará lá no meio ou em baixo. Cabe a você decidir se quer ou não subir e como vai fazer para chegar lá! E arcar com as consequências, boas(qualidade de vida, segurança, conforto, paz), ou ruins(desonestidade, ganância, roubo, etc).

        1. Diana Reply

          cara kkkkkkkk acomodando os pobres? Sério? Isso não se chama acomodação, trata-se simplesmente do entendimento de uma realidade que já é presente e uma tentativa de mudar isso! Você acha mesmo que a força de vontade move as barreiras socialmente impostas? Sério? Tu vive no mesmo Brasil que eu? No mesmo Brasil onde os mendigos são queimados enquanto dormem por esporte? será que eles estavam “acomodados” também? E como mudar de vida quando as oportunidades de emprego são escassas e ainda há tanta discriminação (você iria querer contratar um favelado? um negro pobre? falar que é acomodação é tão fácil quando você não tá na pele deles e não tem tantas pessoas minimizando sua situação e reduzindo-a à mera “acomodação”)? É isso que o capitalismo impõe: desigualdade. E ele só é bom pros ricos, brancos, que nunca sequer fizeram algum esforço ou encararam o mundo real ou foram atrás de emprego e precisaram realmente lutar por isso. A questão aqui não é acomodar os pobres, qual é. A questão é, e sempre será, achar uma forma de fazê-los sair dessa já que, como você mesmo disse tão lindamente, eles não pediram por isso. Então, alguns acabam sucumbindo ao crime, porque não há oportunidades ou uma forma de sair dessa, a menos que você seja o Will Smith de “À procura da felicidade” e esteja nos EUA – e ainda assim, poucos são os que conseguem fazer isso. e toda essa pobreza será basicamente o que eles terão por boa parte da vida. Porque a sociedade tá pouco se fodendo para os pobres. Afinal, eles que se virem, né. Mas como? Com quais recursos? Quais oportunidades? Espero que com o tempo, mude esse pensamento de que todo mundo sempre tem as mesmas oportunidades caso se “esforce”. Reveja seus conceitos. Nunca li tanto lixo.

          1. celito francis mezaroba

            Na minha opininião nao devemos dar comida aos pobres mas devemos dar condições e educação para que eles possam trabalhar igual as outras pessoas é evidente que esse Brasil que foi um dos paises que mais escravizou no mundo tem uma divida com essas pessoas . Quando os escravos foram libertados no Brasil ´eles ganharam simplesmente a liberdade mas não ganharam casa terras educação e outras coisas que a pessoa para sobreviver para sustentar a familia para educar os filhos etc
            Meu nome é Celito

      2. luanna aguilar de amorim Reply

        Então o problema esta na educação de péssima qualidade, sim a cor ainda é um problema, mas convenhamos se houver educação isso não seria igualmente distribuído, para que o melhor alcance a fatia maior o bolo, oque se esforçar mais ?

      3. Paulo Reply

        Existem milhares de exemplos de grandes empreendedores q foram pobres. Sao os grandes empresarios de q vc fala. Quase toda grande empresa um dia foi pequena.
        Quem defende o socialismo e preguiçoso e incompetente. O capitalismo esta longe de ser perfeito mas tudo q tolhe a liberdade e e imposto à força nao pode ser bom.

  6. carlos girotto Reply

    Adorei o que li. parabéns Fernando, continue as divulgações, mesmo com pessoas além de mal educadas e sem memória ou sem história, ou até mesmo com história mal contada ou mal ensinada, os argumentos são válidos e aprendemos a sermos democráticos e republicanos em aceitar com passividade e respeitos a todos os comentários. Infelizmente abandonei meu curso de geografia porque agora foi aprovado pelo capitalismo a não exigência de professor formado em geografia para dar aulas de geografia. E acabamos de saber que o capitalismo deu certo no brasil agora em 2017, certo para 6 brasileiros que detém 95% das riquezas dos outros habitantes.

  7. Francisco Reply

    Pessoal achei esse texto de um político com o intelectual cubano Enrique Ubieta, e achei interessante colocá-lo aqui. Leiam. O ideal seria reunir o que há bom nos dois regimes. Ambos tem prós e contras: «O capitalismo não é uma soma de aspectos positivos e negativos, de elementos que possam ser recuperados ou descartados: é um sistema que, em um dado momento, foi revolucionário e hoje não é. Ele engloba e reúne tudo: a alta tecnologia, a riqueza mais sofisticada e a extrema pobreza. Aqueles elementos que contribuem para maior eficácia na produção são os mesmos que alienam o trabalho humano. Aqueles que criam riqueza para alguns, produzem pobreza para a maioria, em nível nacional e internacionalmente. Eu acho que é uma falácia estabelecer tal objetivo: não existe o ‘melhor do capitalismo’, como se o capitalismo pudesse ser refinado, como se um bom capitalismo fosse viável. Há versões muito ruins, como o neoliberalismo ou o fascismo, mas não sei de nenhuma que seja boa. O capitalismo é sempre selvagem». «Por outro lado, o socialismo, diferentemente do capitalismo, não é um todo orgânico, uma realidade já construída, mas sim um caminho que não deixa para trás totalmente o sistema que está tentando superar. Testamos aqui e ali, adotamos novas formas, avançamos e recuamos, eliminamos o que não der, corrigimos os erros uma e outra vez; um caminho para outro mundo, no meio da floresta, porque o capitalismo é o sistema hegemônico. O que caracteriza o socialismo é a sua intenção firme, declarada, de superar o capitalismo». «Existe um centro? Sobre que bases é estabelecido? No sistema eleitoral capitalista, supostamente, há uma esquerda e uma direita, mas essa esquerda, cuja matriz ideológica é a social-democracia, que originalmente era marxista e tencionava reformar o capitalismo, até que desaparecesse gradualmente, hoje é funcional para o sistema e repudia o marxismo, e difere dos partidos conservadores em suas políticas sociais e sua compreensão sem preconceitos da diversidade. A fórmula centrista funciona dentro do sistema capitalista como um recurso de propaganda eleitoral. O eleitor — que é tratado como um cliente, porque as eleições funcionam como se fosse um mercado — está cansado de que os partidos da direita e da esquerda se revezem e apliquem políticas semelhantes e o sistema, então, constrói uma terceira maneira falsa». «Mas os pólos reais não estão dentro de um sistema, são opostos: eles são o capitalismo e o socialismo. Não existe um centro, um espaço neutro entre os dois sistemas. A social-democracia encontra-se dentro do capitalismo, mas finge ser um centro, tentando fazer aquilo que declaramos impossível: tirar o melhor de ambos os sistemas. Na verdade, provoca uma alternatividade de métodos, não de essências. Sem falarmos de casos muito isolados, como poderia ter sido Olof Palme, na Suécia, que viveu em um país muito rico, que ainda sem ter colônias, como parte do sistema capitalista, também se beneficiou do sistema colonial e neocolonial».
    «A social-democracia, que parecia ser a vencedora, deixou de fazer sentido quando a União Soviética entrou em colapso e desapareceu o bloco socialista. Nem mesmo foi capaz de ficar na Suécia (Olof Palme foi assassinado). Depois disso, o sistema não mais precisou dela e teve que se recompor. A Terceira Via de Tony Blair é um centro que foi derivando mais para a direita: aceita e implementa políticas neoliberais e é aliada das forças do imperialismo em suas guerras de conquista. A história da social-democracia é essencialmente europeia».

  8. Alfredo Reply

    Corruptôlandia….gafanhoto na plantação. O pior regime é a corruptôlandia que destrói qualquer regime: Capital, social, comum a todos ou Monarquia. Porém, quando se propõe em “tese” o bem estar de todos, não significa que todos devam ser ricos,milionários, e sim uma subsistência que agrega valores sociais adequados.Ex. o que adianta um grupo social rico mas não pode sair com seu Rolex na rua. Educação é a base de tudo.Educar pra respeitar as diferenças, inclusive as sociais.Os corruptos disfarçados de políticos não estão nem ai para essa estrutura. Melhor, implantam, a fome, a doença, o analfabetismo e deixa surgir o caos social pois nesse contexto criam-se mais presídios como modelo de reforma e educação(Falida), como pano de fundo os conchavos e as negociatas.

  9. marcio costa Reply

    Não existe aquele modelo de governo bom ou ruim, são apenas governos, que em suas épocas aparentavam ser o melhor ou não para determinada sociedade. Na verdade existe diversos pontos de vista em relação a tudo, assim como varias verdades no que diz respeito a história. Porém o debate e a troca de informações seja com a esquerda, direita ou centro ou seja qualquer oposição favorável ou não tem que de alguma maneira possibilitar algo melhor para sua nação. As concordâncias e discordância sempre existiram e existirão. Uma coisa eu que a classe mais baixa da sociedade sempre sofrerá e sempre será esmagada por qualquer tipo de partido que assuma o poder em qualquer parte do mundo, pois a corrupção esta em todo lugar e essa como tal jamais deixará de existir.

    Desculpem, se minhas palavras possa ter sido um pouco fortes, não é minha intenção ser soberbo. Mas eu acredito no ponto de vista de cada um e e isso ai o debate existe para que possamos colocar o melhor de nossas ideias em pauta.

    1. Fernando Ajala Reply

      Concordo com vc Márcio !! Todo mundo tá certo aq , nas criticas e defesas de seus argumentos, vejam , não existe modelo sócio ,politico e econômico q se adapte a tantas e diferentes necessidades de tantos povos. São questões empiricas e subjetivas ainda , que precisam ser melhoradas para que o ser humano possa viver com a dignidade que lhe é merecida.

  10. AGNALDO MENDES DA SILVA Reply

    a Explanação foi curta, mas esclarecedora… Mas as falas de alguns comentaristas chega a ser de carácter duvido… É falta do completo conhecimento ou é intencional deturpar as informações!! Afirmar que o comunismo está instalado no Brasil e ainda afirmar que partidos de direita (PMDB, PSDB) são comunistas é de doer os olhos de quem lê!!

  11. AGNALDO MENDES DA SILVA Reply

    E sobre o tal “decálogo de Lênin, não há documento oficial que ateste a veracidade!! Até mesmo alguns professores de histórias mais conservadores!! Até então, o que fica de informação verídica é que esse “decálogo de Lênin” foi escrito por alguém de oposição e atribuiu a Lênin!!

  12. SIDNEI RODRIGUES Reply

    O comunismo, segundo LUIZ CARLOS PRESTES, e ninguém melhor do que ele para o dizer, NUNCA EXISTIU, Existiu, ainda segundo suas palavras, o SOCIALISMO, um embrião para o COMUNISMO. O que penso disso tudo ? Penso que a humanidade, de tempos em tempos faz seus experimentos. O comunismo foi um desses experimentos. Já aprendemos que não dá certo. Quando engenheiros desenham e projetam um novo carro de uma determinada marca, mesmo depois de pronto esse carro será experimentado. Experimentarão se a máquina freia bem nas curvas, sua estabilidade, sua velocidade, seu consumo de combustível, sua aerodinâmica, etc. Com o comunismo aconteceu isso, foi bem na teoria, mas fracassou na prática. Até mesmo a União Soviética, uma das duas grandes potências mundiais, não conseguiu segurar o comunismo por mais de sete décadas. Não consigo deglutir o fascínio que um regime como o Cubano pode exercer em brasileiros. Não falemos da classe artística. Opinião de artista não vale porque ele representa. E muitas vezes representa o que não é. Não consigo entender um cidadão que vive bem no capitalismo com casa própria, emprego bom ou razoável, cartão de crédito, celular e coisas tais, quando ele estufa as veias do pescoço e defende CUBA, como se fosse realmente um paraíso. Vejamos: como defender um regime onde; 01)– a construção civil praticamente não existe, famílias vão herdando as casas necessitando de reformas e duas ou até três gerações se amontoam na mesma casa. 02)– Papel higiênico de quinta categoria é exposto em vitrines como artigo de luxo. 03)– Até há poucos anos o cidadão precisava de autorização do governo para ter um celular. 04)– O carro mais novo nas ruas é da década de 70. 05)– Indústrias, de uma maneira geral, praticamente não existem. 06)– Ganhar uma caixa de bombons de um turista estrangeiro deixa felicíssimo o funcionário de um hotel. etc.etc.

    1. Mama Reply

      É vdde, Cuba é maravilhoso.,sua história,,praias lindas,, mas o que si funciona bem e a saúde e ensino, mas as necessidades são muitas…e a liberdade naturalmente.Tudo que é extremo é Ruim não dá certo.

  13. SIDNEI RODRIGUES Reply

    Expliquem-me, em que país do Globo terrestre o COMUNISMO chegou ou se manteve no poder pelo voto da população ? Então é isso: comunismo tem sempre de ser algo imposto, enfiado goela adentro. Comunismo é sempre vontade de governantes, nunca da população. Quem são os últimos comunistas do mundo ? Dois hispânicos turrões e um asiático prá lá de esquisito. Você já ouviu dizer de um operário norte-americano que resolveu ir TRABALHAR em Cuba ? Mas o sonho de cubanos é atravessar o mar e chegar a Miami.

  14. leo Soyjnitzin Reply

    Quanta ignorância e intolerância juntas. Cada qual querendo ser o dono da verdade. O que somos? O que temos? Pagamos um absurdo de imposto, trabalhamos até morrer, oito horas por dia e no final recebemos uma merda de aposentadoria. Pelo que parece não tem nenhum milionário nos comentários acima, ou seja, mais ou menos, somos todos cidadãos de um mesmo caos e discutindo qual a melhor forma de governo. A melhor forma é a que atenda suas necessidades de saúde, educação, trabalho e transporte. E ai? Tá feliz com o que temos hoje ou que tivemos no passado? Pois é! Não sabem nem o que querem e perdem tempo em embates inúteis.

  15. Ozias Reply

    vamos fazer uma breve reflexão,suponha que não houvesse dependencia ou codependencia,senão existisse o dinheiro ou todo mundo não precisase trabalhar para se sustentar,teriamos os avanços tequinologicos estruturais e culturais de hoje?
    entenda que no mundo em que vivemos não dá pra existir igualdade sempre o pobre vai precisar do rico e vice versa untem o dominio de tecnologia e outros de conhecimento,mais sempre vai haver dependencia!

  16. Maria Margarida Viana Reply

    Fernando Soares de Jesus, primeiro te parabenizo pelo seu trabalho de informar para formar idéias.Segundo não podemos ficar de braços cruzados, questionar.Será mesmo que o Socialismo não daria certo e o comunismo será pq ñ deu. E o capitalismo será que dá certo mesmo? Até quando é possível se calar, se acomodar diante dos abusos provindos ou estimulados pelo capitalismo? Podemos mesmo dormir tranquilos vendo os lixões abarrotados enquanto lares faltam o essencial para sobrevivência. O Brasil com tantas terras paradas e não haver uma reforma agrária de verdade, com tanta gente talentosa, tendo de sair para outros países e sujeitar a humilhações para garantir a sua manutenção. Isto sem contar nas empresas estrangeiras que vêm, desmatam,remove toda terra em busca de riqueza deixando aqui a doença e a miséria como rasto de quem passou para devastar. Lembrar que a história da humanidade como começou com os partidos políticos, mas as idéias políticas já existiam desde que existe humanidade. Quantos passos foram adiantados até nossos dias. E em cada momento de nossa história foi marcado por uma personalidade. Com quem eu me identificaria? São perguntas que precisamos fazer sim, com muito cuidado para não deixar nos enganar ou nos deixar levar pela mídia que mascara desinforma para garantir o poder do capital. Com tudo isso acho que valemos muito mais pelo que somos e muito mais poderemos pelo que venhamos a ser. O capitalismo no meu ver é uma bomba que estimula o crime organizado, a doença e a miséria e pior a falta de idéias. Quer prisões piores do que esta ou é possível dentro deste regime viver em “democracia”?

  17. Douglas Reply

    Capitalismo é a melhor opção para o país hoje, sem sombra de dúvidas. É compreensivel que nem todas as pessoas tem acesso a uma boa escolaridade para lutar por tudo isso, mas não adianta dar um salario minimo para tais ficarem em casa e dizer : “Toma aqui, ta de bom tamanho, se vira” , enquanto o governo embolsa milhões que serviriam para ser investidos e gerar mais empregos. Devemos combater a fome, o preconceito, a pobreza, mas de longe socialismo e comunismo é a solução para isso. ” Capitalismo favorece aos ricos “, mas são esses ricos que investem no estado, geram empregos, produzem para que os preços abaixem, fazem o país andar, e estão deixando o Br por falta de insentivo. Hoje em dia, trabalhamos muito, não ganhamos nada, o governo embolsa boa parte, finge que da uma pequena parte para os pobres, fica com muito e cobra caro das empresas para nos manter.

  18. elizabeth suellen Reply

    adorei esse blog, bora meter o pau, ainda não entendo muito sobre tal tema. capitalismo,socialismo e comunismo. estou lendo o livro O capital de Marx, quero entender mais sobre, estou gostando de ler esses comentários, alguns grosseiros outros divertidos.

  19. Stéfano Reply

    eu não sei qual é o sistema correto , qual é o livro correto , etc etc , a unica coisa que tenho certeza é que se as pessoas seguissem os ensinamentos de Jesus qualquer sistema seria correto . As pessoas dizem quem acredita em Jesus , mas só da boca pra fora , não coloca em prática os ensinamentos de Jesus , se colocasse em prática os ensinamentos de Jesus todos seres humanos seriam felizes em qualquer sistema que fosse .

  20. Léo Reply

    O Comunismo é o controle dos meios de produção (trabalho) pelo proletariado (trabalhadores), não havendo necessidade de existir um Estado (se aproxima da Anarquia), mas sabemos que isso é extremamente improvável de acontecer, para não dizer impossível. Por isso dizer que há “risco de Comunismo” é completamente absurdo e desonesto, pois não há chance de acontecer na prática.
    O Socialismo e o Capitalismo (nesse caso se refere ao Liberalismo, pois qualquer sistema de governo normalmente é capitalista, pois capital se refere ao dinheiro, moeda de troca) tem suas virtudes e defeitos, dependendo dos pensamentos e ações das pessoas e suas lideranças. Por isso o Capitalismo Social (Liberalismo Progressista) é o ideal para equilibrar a sociedade humana e diminuir desigualdades (chegar a 0 desigualdade é impossível).

  21. Eduardo Reply

    Boa tarde a todos!!
    Resumindo: qualquer um hoje que esteja trabalhando, com certeza prefere o sistema capitalista.. Enquanto a maioria desempregada e sem perspectivas nenhuma, prefere a ração do socialismo e comunismo…
    Por isso que alguns governos se perpetuam no poder…
    Agora fico pensando, os políticos que representam o povo, pra eles não importam o regime, contanto que eles nunca percam as mordomia e bolsas Ns da vida…
    Que venha no futuro próximo, um novo Regime , que acabe com todas essas anomalias…

  22. Laura Reply

    Hahahah…acho incrível.
    “ARMAMENTO N PODE!!! VAMOS COLOCAR ARMAS EM MÃOS PERIGOSAS” Ahh.. pensa um pouco..as armas já n estão em mãos perigosas? Já n estão em bandidos, estupradores etc? Meu filho.. e se eu t falar q hj em dia, é facinho vc comprar uma arma lá na favela mesmo tendo ou n a liberação d porte d armas.. se tivermos uma lei rígida..o cara vai pensar duas vezes antes d praticar um ato mal á sociedade.
    Todos dizem q, a libertação d porte d armas, vai ser algo d risco pois vai colocar armas em mãos erradas..Mas n percebem q, as armas já estão em mãos erradas mesmo sem uma lei q aprove..‍♀️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.