Resumo: Diferenças entre socialismo, comunismo e capitalismo


Capitalismo, socialismo e comunismo são diferentes sistemas político-econômicos. Durante a guerra fria, Capitalismo e Socialismo dividiram o mundo, cada um representado por uma grande potência, os EUA, do lado capitalista, e a União Soviética, no lado socialista. Isto acentuou ainda mais as diferenças entre os dois países.

O socialismo visa uma sociedade totalmente igualitária, sem distinção nas classes sociais e total controle de renda e comércio pelo Estado, onde existe uma socialização dos meios de produção. Já o capitalismo é o oposto, onde o acúmulo de bens e a abertura para a globalização são alguns dos elementos principais. Neste sistema, vemos que existe um cenário propenso para o grande crescimento econômico e investimentos estrangeiros, porém, problemas como a desigualdade social, isto é, a concentração do lucro nas mãos de poucos, são bem comuns.

O comunismo é muito parecido com o socialismo, porém, diferente do anterior, não necessita da existência de um Estado para controlar e impedir a entrada do capitalismo.

No entanto, atualmente, o grupo dos países socialistas são vistos como mais fechados. Obviamente, por adotarem outro sistema (como Cuba, por exemplo), tais nações tendem a interligarem-se mais entre si. O bloco dos países capitalistas hoje são intensa maioria. São comuns a existência de blocos econômicos que ajudam as nações incluídas a um maior crescimento.

Fontes: Brasil Escola e Mundo Educação

Fernando Soares
Fernando Soares

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »